19 de nov. de 2008

Utilização pedagógica dos blogs

O termo web log Jorn Barger cunhou-se em 97 de remeter para um jornal online que o seu autor ou autores atualizada constantemente. Mais tarde, as duas palavras "Web" e "log", foram compactados em um único, "Weblog" e, em seguida, os mais velhos, ele se tornou um muito curto: "Blog". Em suma, um blogue é um Web site que facilitou a publicação instantânea de bilhetes (postos) e permite que o leitor para dar feedback ao autor, sob a forma de comentários. As inscrições estão dispostas em ordem cronológica começando com o mais recente. Um blog requer pouco ou nenhum conhecimento do HTML codificação, e muitos sites usam livre (sem custo) permite-lhe criar e hospedar blogs. Alguns dos mais populares incluem: WordPress, Blogger, Livejournal, Xanga e Edublogs.

Nesse documento, vamos concentrar-se em WordPress, as vantagens oferecidas pela sua utilização pedagógica, suas características, um guia prático para se registar gratuitamente com uma seção de comentários e as suas principais características.

Benefícios educacionais

Blogs oferecem muitas possibilidades para utilização em processos educativos. Por exemplo, para incentivar os alunos a: escrever, compartilhar idéias, trabalho em equipe, design, exibir um instantâneo do que eles produzem, e assim por diante. A criação de blogues pelos alunos dos professores dá a opção de exigir processos de síntese, pois escrito na Internet devem ser oportunas e precisas, os tópicos abordados.

Os professores podem usar blogs para se aproximar mais dos alunos em novas formas, sem ter que limitar a sua interacção exclusivamente para a sala de aula. Por exemplo, a publicação de materiais e permitir um acesso imediato a informações ou recursos para realizar projetos e atividades para a sala de aula, otimizando o tempo. Ele também oferece aos alunos a oportunidade de melhorar o conteúdo acadêmico, enriquecendo-a com elementos multimédia, tais como vídeos, sons, imagens, animações e outros Web 2.0.

A facilidade com que são criados e alimentados Blog torna-os muito marcante, porque graças à assistentes e templates (modelos) predesigned, não devemos concentrar-se na execução técnica, mas sobre os conteúdos e materiais para publicar. Isso permite que qualquer professor ou aluno, independentemente da área acadêmica, pode gerar recursos e conteúdos de temas educativos, sem ter que instalar as aplicações ou ter conhecimento de programação.

map
Um mapa conceitual de Felipe Zayas sobre o uso de blogs na sala de aula, publicada no
http://tiscar.com/2006/12/01/presentacion-sobre-el-uso-educativo-de-los-blogs/


O trabalho colaborativo tem sido posicionamento como uma boa estratégia educativa. No entanto, este método tem a desvantagem de obrigar quase uma confluência do grupo no mesmo espaço. Blogs de superar esta dificuldade é como oferecer um espaço virtual, independentemente do local físico em que eles são, onde eles podem ser combinados em função da atividade ou classe projeto: Blogs gerada entre professores e alunos e os blogs criados apenas para os alunos. Isso permite que o professor atuando como facilitador da aprendizagem, os alunos guia constantemente. Neste contexto, é possível tirar proveito de outras tecnologias relacionadas com a Web 2.0: a sindicação de conteúdos ou RSS.

blog

Usando o RSS nos Blogs professores e alunos

Os alunos podem incluir nos seus blogues RSS Blog do professor e bem atualizado com as últimas entradas publicadas por este. Mesmo é a professora do RSS com Blogs de seus alunos, de modo que, logo uma entrada um problema pode acessá-lo a partir de seu blog. Isto torna mais fácil para os professores, acompanhamento e avaliação dos trabalhos atribuídos a estudantes que envolvem sua publicação em blogs.

Para um professor ou instituição educativa, os blogs podem se tornar a ferramenta para se comunicar com toda a comunidade educativa, a título gratuito. Por exemplo, para manter os pais e / ou Guardião das notícias sobre o aluno ou a instituição. Outro recurso é o aluno jornais digitais que podem ser executados em um blog, economizando custos de impressão e distribuição.

Os blogs também oferecem ensino facilidades para criar, visualizar, atualizar e compartilhar com outros seus próprios bancos de classe projectos e actividades.

A recomendação deve ser considerada pelos professores relativamente à utilização pedagógica dos blogs, é a clara definição dos objectivos de aprendizagem que pretendem atingir com atividades que envolvam sua utilização. Além disso, devem plano em pormenor as actividades a empreender.

DESTAQUES

WordPress

  • Entre os muitos sites que oferecem serviços gratuitos criação de blogs, WordPress (http://www.wordpress.com/) é um dos mais comumente utilizados, bem como publicar entradas (posts), também permite a criação de páginas Web, o que eleva polivalência e flexibilidade no desenho, por exemplo, podem gerar um menu ou um texto em uma página que as ligações através de hiperlinks, outras páginas do Blog. Isto faz com que seja possível ter uma página pessoal e outras secundárias.
  • Principais características do WordPress:
  • Criação de vários blogs com um único registro.
  • Adicionando usuários a publicar entradas (posts) nem gerenciar o Blog.
  • Capacidade de armazenamento de até 3GB livre.
  • Interface em vários idiomas sobre a forma como design blog.
  • Criação de Páginas Web.
  • Criação de categorias e subcategorias de entradas.
  • Os ingressos para as etiquetas.
  • Multimedia Library (tipo de arquivo jpg, jpeg, png, gif, pdf, doc, ppt e odt).
  • Importação automática entradas, comentários, páginas e arquivos, categorias e etiquetas de outros blogs.
  • Exportação automática de informações de um Blog (entradas, páginas e arquivos) em um arquivo XML.
  • Disponibilidade de dezenas de modelos prontos para uso.
  • Capacidade de adicionar Widgets para o blog com diversas funcionalidades.
  • A adição de comentários de leitores Ingressos e Pages.
  • As estatísticas sobre a actividade dos leitores do blog.
  • Outras melhorias que podem ser comprados por um ano, pagando uma certa quantia de dinheiro em dólares.
  • Fazer download de software livre WordPress (http://wordpress.org) para instalar em um serviço de hospedagem de sites (hosting). Esta opção não está disponível em outros blogs populares como o Blogger, só que existe a possibilidade de hospedagem de blogs no servidor blogspot.com.

Guia para se registar no WordPress

Para se registrar em WordPress, digite o endereço http://www.wordpress.com e faça o seguinte:

reg

1. Escolha o idioma no qual você irá ver o site interface.

2. Clique sobre o botão verde (Cadastre-se agora!) Para preencher o formulário de inscrição.

gui2

Após preencher o formulário, clique no botão "Avançar". Em seguida aparece na tela:

guia3


3. Digite o nome do blog (por exemplo, miweblog) e do endereço completo (miweblog.wordpress.com) pode acessar o blog criado.

4. Se você ativar a "privacidade", isto permite que o blogue com o seu conteúdo será exibido em vários motores de busca na Internet.

5. Para continuar com o processo, clique no botão "Register".

gui4

6. Neste e-mail (6) WordPress atingirá uma mensagem que contém um hyperlink para ativar a conta criada. Confirme a criação da conta é crucial, pois a partir deste hyperlink irá continuar com o processo.

7. Para guardar as informações, clique no botão "Salvar Perfil". Esta informação pode ser atualizado mais tarde ao entrar no Blog do modo "View of Design."

gia5

8. Para ativar a conta, clicando no link que aparece no e-mail de confirmação, solicitando o nome de usuário (username) e senha (password). Deverá entrar usuário e senha, conforme especificado no registro.

9. Clique em "Consultar o site criado para exibir o Blog (naturalmente, estar vazio).

wp

10. Para entrar no Blog criado no "View of Design", entre os dirigentes http://es.wordpress.com/ e digite na caixa (10), o nome de usuário e senha. Em seguida, clique em "Entrar".

Orientações para uso

Quando entrar em WordPress "View of Design", são as diferentes opções para gerir o Blog, dividido em duas partes principais:

  • Menu: Principais opções em que divide o Modo Design Blog
  • Sub: Opções que subdividir o Menu. Cada opção no menu tem várias opções para executar ações sobre os blogs.

guia7


A: ESCREVER

me

  • Entradas: Para este item do menu "Escrever" para criar o blog entrada (artigos, ensaios, oficinas, opiniões, etc.) A casa em que você escreve a entrada oferece opções básicas de qualquer processador de texto: negrito, itálico, sublinhado, texto justificação, e assim por diante. Além disso, como possíveis elementos multimédia para inserir imagens, áudio e vídeo.
  • Páginas: Este item do menu "Escrever" para criar a página do blog. A casa em que estão escritas as páginas oferece as mesmas opções e possibilidades das entradas.
  • Links: Com esta opção, é possível criar links ou hyperlinks para qualquer endereço Internet, incluindo as direções que correspondem a um do próprio blog.
B: CONTROLAR

guia8

  • As Entradas, páginas, links, categorias, tags, categorias de ligações: O "Administrar" menu permite editar e apagar entradas, páginas, links, categorias, tags e categorias de links.
  • Biblioteca Media: Esta opção permite-lhe gerir os seus ficheiros multimédia carregado para o blog (texto, imagens, vídeos, áudio).
  • Importação e Exportação: Com estas duas opções podem ser carregadas automaticamente em cadastros, comentários, páginas e arquivos, categorias e etiquetas de outros blogs, tais como armazenar todas as informações (entradas, páginas e arquivos) de um blog em um arquivo XML.
  • Bilhete Categorias: Categorias permitem que as entradas em ordem uma forma hierárquica, e isto uma mediados prevê o aumento do número de inscrições, a organização de uma tal estrutura simples de entender e simplifica a navegação do Blog (veja imagem abaixo) .
guia9

C: DESIGN

guia9

  • Tópicos: WordPress oferece um menu predesigned nesta série de modelos com cores e estilos, prontos para serem utilizados em um blog. Estes temas são os que dão os blogs quanto gráficos.
  • Widgets: Estes são pequenos programas que adicionam funcionalidades ao blog. Basta seleccionar a partir de uma lista geral dos Widgets, que pretende adicionar à barra lateral do blog e aceitá-los na ordem desejada. Alguns Widgets precisar de qualquer configuração.
guia01
  • Extras: Esta opção pode ativar ou desativar duas funções gerais do Blog. Por um lado, invisível para o fazer e de outros blogs, por outro lado, gerar uma pré-visualização da hiperlinks (Snap Shots).
  • Personalizar cabeçalho: Você pode inserir uma imagem que serve como o logotipo na parte superior do blog. Este recurso permite que você dê este blog uma imagem corporativa.
  • Edit CSS: Permite mudar o estilo e design dos blogs, utilizando a linguagem de programação CSS.
D. COMENTÁRIOS

com

  • Gerir comentários: É possível gerir os comentários que os leitores do blog na entrada. O autor pode aprovar, rejeitar, Suprimir e Marcar como Spam nenhum dos comentários recebidos.
  • Spam: O autor pode gerenciar os comentários que a marca como uma ferramenta Akismet Spam (apagar ou un).
E. MELHORIAS

mej

  • Inscrições: Algumas funções são adicionais a pagar, e deve cancelar uma assinatura anual de melhorias, como a personalização do CSS, criar usuários, aumento de capacidade no disco rígido e usar um nome do domínio de si mesmo.
  • Domínio: No caso de um nome de domínio propriamente dito, este pode ser substituído pela livre domínio que é criado quando você se cadastra no WordPress (miblog.wordpress.com). Para fazer isso, ele deve comprar 10 créditos (Presentes submenu). Esta opção é crítica quando você deseja publicar o site da instituição educacional através de um blog (custo zero-plataforma e design, economizando tempo e facilidade de manutenção e alimentação ele mesmo).
dom

F. OPÇÕES

op

  • Opções Gerais: WordPress para atualizar as informações gerais do Blog: título, descrição curta, a linguagem interface em modo de projeto de e-mail de contacto, e assim por diante. Você também pode escolher se deseja ou não ao blog será visível para os motores de busca. Adicionalmente, você pode restringir o acesso a apenas alguns utilizadores, isto é útil quando criar blogs com a única finalidade de utilizá-los na sala de aula e, por segurança, ele requer que só eles podem acessar o professor e seus alunos.
  • Leitura: Esta opção pode ser configurado como ler o conteúdo do blog ou página entrada e qual será exibido inicialmente para visitar o Blog (primeira página).
  • Discussão: Esta opção permite definir uma lista negra de palavras inadequadas, que os leitores do blogue podem não utilizadas nos comentários.
G. PAINEL

tab


  • Fórum: Esta opção fornece uma visão geral dos conteúdos e atividades do Blog. Vejamos um resumo do Pages, Entradas, comentários, links, o mais activo, e assim por diante.
  • Estatísticas: WordPress oferece estatísticas de visitas ao blog durante dias, semanas ou meses. Além disso, detalhado mais populares páginas de texto e palavras-chave utilizadas pelos leitores em motores de busca para acessar o blog e as referências para o blog de outros sites na Internet.

esta

H. VER SITE

sit


Esta opção permite que você abra o blog como leitores irão ver na Internet. Permanentemente disponível e é muito útil para saber como vamos ver o log.

O seguinte é um exemplo de como ele parece configurar um WordPress Blog:

edut
Imagem retirado do site http://www.edutecno.org

Neste exemplo, nós apreciamos os principais componentes de um blog: cabeçalho, menu Serviços, Pesquisa, Texto Widget, nuvem de etiquetas, categorias e as entradas de menu para a área. Observe, por exemplo, que as entradas estão organizadas hierarquicamente através de categorias e subcategorias, que facilita a entrada para o conteúdo do blog. Ele também contém páginas que fornecem informações e links para outras páginas no interior do mesmo blog.

Em relação às páginas no gráfico abaixo você pode ver a página inicial do documento "Lições mínimo", que por sua vez tem ligações para outras páginas que contêm as outras partes para concluir o documento. Desta forma um longo documento pode ser dividido em uma casa e vários subtipos, que entre eles para criar um menu de navegação, facilita a consulta e leitura.

edut2
http://edutecno.org/estandares/mec/

Como foi explicado neste documento, WordPress oferece inúmeras vantagens sobre outros sites para criar blogs livre, especialmente quando estes vierem a utilizar os professores ou alunos. No caso do primeiro, que os utilizam para publicar um metódico e sistemático em trabalhos acadêmicos, a classe projetos, experiências educacionais, atividades para os alunos, coleta de recursos da Web, e assim por diante. Na segunda, a publicar as suas produções acadêmicas e, desta forma, armando sua própria carteira digitais pessoais.

CRÉDITOS:
Artigo elaborado pela EDUTEKA.

Publicação da EDUTEKA este documento em: 01 setembro, 2008.
Última modificação deste documento: 01 de Setembro de 2008.


Fonte: http://www.eduteka.org/BlogsEducacion.php

Nenhum comentário: