O projeto do Caldeirão de Ideias surgiu da necessidade de experimentação do blog enquanto ferramenta pedagógica. Nesse percurso, vislumbrei infinitas opções práticas e pedagógicas dos blogs e com isso nasceu o Caldeirão de Ideias em outubro de 2006.
Mas a necessidade de ampliar a comunicação, a interação entre outros blogs e principalmente de tornar o Caldeirão um referencial de material para cursos e oficinas com textos e de links interessantes para os professores e leitores do mesmo. Sempre com o olhar voltado para novos horizontes, vários projetos foram sendo agregados ao Caldeirão de Ideias, é necessário frisar que o maior interesse do implemento dessa ferramenta no âmbito educacional mais especificamente é o de persistir na contínua busca de instrumentos que alcancem o principal motivo de nosso profissionalismo:os alunos, enquanto seres atuantes e sem medo de errar.
Esse perfil é o que o Caldeirão de Ideias vem insistentemente buscando promover, o blog é exemplo vivo desse fato, pois foram por caminhos de ousadia e persistência, paixão e busca do novo ou novos olhares sobre o ontem, sem deixar de enxergar o olhar único que cada um possui e que reflete no outro, numa perspectiva contínua de troca de experiências e principalmente evolução pessoal e profissional de todos nós.
Esse perfil é o que ainda acredito e por ele realizo meu trabalho, buscando no papel de membro de uma equipe, estar inserido concretamente nessa extensa e difusa rede de cooperação, colaboração, construção e reconstrução de saberes e saberes, sempre…
Acreditando sempre no potencial iluminado de cada um
Acreditando sempre na luz do saber humano
Acreditando sempre
Caldeirão ganha o mundo…
Já em seu terceiro ano de existência, o Blog Caldeirão de Ideias foi selecionado e premiado na categoria corporativa em 2008 pelo Best Blogs Brasil, quando já contava com a média de trinta mil visitas. Numa cerimônia ocorrida durante Campus Party – São Paulo – onde estavam reunidos os melhores blogs do Brasil em diversas categorias, o Caldeirão de Ideias estava lá como o único representante de blog de NTE do Brasil inteiro e o único de escola pública do Brasil.