9 de dez. de 2010

Mini-Tutorial: aTube Catcher

Olá Amigos

Sempre o pessoal me pergunta qual o melhor programa que tem e que eu uso para baixar vídeos do YouTube, respondo sem medo: aTube Catcher. Não só pela possibilidade de baixar vídeos, audio ou converter vídeos em outros formatos, mas pela possibilidade de juntar vídeos e fazer um DVD só com  os vídeos que  você baixou na internet e pela espetacular ferramenta de capturar telas inteira e transforma-las em vídeo aulas (passo a passo).

Ela é com certeza a alternativa definitiva para download de vídeos da internet e literalmente pulverizou a concorrência. O aTube Catcher baixa vídeos de dezenas de páginas e ainda pode convertê-los para diferentes formatos logo após o download.
Ele também faz as vezes de um editor, baixando vários vídeos e juntando todos em um único arquivo. O programa é ainda um conversor para os vídeos que você já tem. Ou seja, uma excelente ferramenta para quem quer aumentar e organizar sua coleção de vídeos.

YouTube, Stage6, MySpace, Dailymotion, Megavideo, Google Video, Metacafe, iFilm, Yahoo! Vimeo... Esses são apenas alguns exemplos de todos os sites com os quais o aTube Catcher é compatível. Você baixa, salva o arquivo em seu computador ou no seu celular, iPod, PSP, DVD, VCD, MP3. Tudo isso feito facilmente, mas se você tem conhecimento sobre qualidade de conversão, ainda tem a possibilidade de personalizar seus vídeos.

Escolha o idioma de sua preferência.

O formato padrão utilizado pelo aTube Catcher é o MPEG4 AVI, e o programa é compatível com 3GP, 3G2, AVI, XVID, MP4, MP3, MP2, WMA, WMV, GIF, FLAC, WAV, PSP, MPG, VOB, OGG, MOV e AVI. O software está disponível em seis idiomas. Tudo é feito em uma interface muito simples e agradável.
Basta copiar e colar o endereço do vídeo desejado e iniciar o download e/ou conversão. O programa facilita ainda mais sua vida, pois sempre que você copia o link de alguma das páginas reconhecidas automaticamente o endereço já é selecionado para download. Vídeos que estão adicionados em outras páginas (por exemplo blogs) também podem ser baixados, desde que o código original não seja modificado.

Para baixar o aTube Cacther http://goo.gl/3ZtHX

Instalando e Usando

A instalação do aTube Catcher é simples e não deve durar muito. Apenas execute o arquivo baixado e siga as instruções que aparecem. Na primeira vez em que o programa for executado, você é perguntado em qual idioma deseja utilizá-lo. Português está entre as opções.

Atenção!

O programa instala uma barra de pesquisa em seu navegador e marca a pagina inicial como Ask.com. Marque a opção "Custom installation" e desmarque as duas caixas para instalar apenas o aTube Catcher.

Escolha a opção

01 - Após baixar o arquivo dê dois cliques para iniciar a instalação


02 - Selecione o idioma "Português (do Brasil)" e clique em "OK"


03 - Clique em "Avançar"


04 - Deixe os 2 itens selecionados e clique em "Avançar"


05 - Clique em "Instalar"


06 - Aguarde a instalação dos arquivos


07 - Selecione novamente "Português (do Brasil)" e clique em "OK"


08 - Clique em "OK"


09 - Após a instalação o site do aTube Catcher será aberto. Simplesmente feche-o


10 - Clique em "Concluir"


11 - Clique em "OK"


12 - Esta é a tela principal do aTube Catcher. Para testar, clique em "Copiar link de teste"


13 - E em “Moldura”, clique em "XVID (DIVX Compatible)"


14 - Clique em "Baixar"


15 - Aguarde enquanto o video é baixado


16 - Clique em "Sim" e o video será exibido


Juntando tudo

Vídeos do YouTube, por exemplo, não podem ter mais que 10 minutos de duração. Outros sites também têm restrições quanto ao tamanho dos downloads. Logo, é comum ver vídeos longos divididos em partes.

Basta colar os links da série de vídeos. 

O aTube Catcher, além de baixar, também reúne séries de vídeos e junta tudo. Assim  você nem precisa usar um programa de edição de vídeos somente para “colar” tudo. A ferramenta, chamada “Download and Join”, é muito fácil de ser utilizada. No menu “Ferramentas”, clique em “Download and Join” para começar.
Na pequena janela aberta, cole os endereços dos vídeos que você quer juntar. Não é necessário utilizar links do mesmo site, e isso dá margem para a sua criatividade. Selecione os vídeos e faça a mixagem como bem entender. Você só precisa ter em mente que, quanto mais vídeos forem listados, mais tempo a conversão pode demorar.

Autenticação

O aTube Catcher usa o seu login e senha de sites como Dailymotion, YouTube, CrunchyRoll, Orange e Kewego. Assim, você baixa arquivos pessoais ou que necessitem de verificação de cadastro. Outra excelente novidade deste programa é o suporte para listas.

Basta inserir o endereço de uma playlist e você é perguntado sobre quais vídeos de qual lista deseja baixar, sendo possível escolher todos eles. O aTube Catcher gerencia os downloads e as conversões um a um.
Também é possível usar o endereço de uma pesquisa para baixar vídeos mais específicos. Digite um tema, veja os resultados e escolha aqueles que você deseja baixar.

Opções de conversão

As possibilidades de personalização das conversões lhe permitem definir qualidade e resolução do vídeo, formato da tela (4:3 ou panorâmico), canais de áudio, codecs utilizados e outras configurações.
O aTube Catcher ainda vem com um tocador para arquivos FLV e a ferramenta Smart Media Hunter, a qual baixa seus vídeos favoritos de centenas de páginas, o que inclui comerciais de TV. Há ainda muitas outras ferramentas que vale a pena ver, uma a uma.

Clique na caixa em destaque para abrir as opções.

Em seguida, o aTube Catcher pesquisa se você possui instalados os codecs Xvid, necessários para a execução de alguns tipos de vídeo. Caso você não tenha, o próprio programa os instala para você.
Para começar, escolha o que você quer, entre as duas opções principais do programa: baixar um vídeo da internet ou converter um arquivo FLV para outro formato. Caso escolha a primeira, basta copiar o link do vídeo desejado no campo "Origem". Clique em "Colar" se você tiver o endereço copiado na área de transferência (ou use a combinação "Ctrl+C").

Utilize esta opção para fazer download dos vídeos.

Abaixo, no campo "Salvar para", escolha a pasta onde o arquivo baixado deve ser salvo. Clique em "Explorar" para procurar e indicar tal pasta. Por último, no campo "Extensão arq.", escolha o formato desejado entre vários disponíveis. Clique em "Baixar" para fazer o download e converter o arquivo.
Se você deseja converter um arquivo FLV para outro formato, basta indicar o local em que ele se encontra, no campo "Origem", onde você deseja salvá-lo, no campo "Salvar para" e clicar em "Converter". O programa afirma converter arquivos FLV para outros formatos, no entanto, é possível fazê-lo com arquivos de vídeo para outros formatos também. Teste e veja as possibilidades.

Utilize esta opção para converter seus vídeos para outros formatos.

Aqui abaixo um passo a passo em vídeo:



Turbo e captura de streaming

O programa agora conta com a velocidade turbo, que quando ativada, pode chegar até 600% da transferência normal. Depois de ter baixado o seu vídeo, pode gravar CDs e DVDs com o arquivo em apenas dois passos super simplificados.
Quando for necessário capturar streamings em formato Flash, ou seja, SWF ou FLV, o aTube Catcher pode resolver muito bem esse problema. O StreamCatcher é a aba certa para você coletar os conteúdos dos quais precisa. Basta estar na página que contém essa mídia e aguardar que o aTube Catcher capture o sinal de transmissão.
Capture streamings!

Também é possível gravar vídeos que estejam na sua tela, independente de ser MSN ou Yahoo! Messenger. Além disso, outros sites como o Hulu, CBS e outros podem ser baixados neste modo. Quando o vídeo terminar de ser baixado, você pode convertê-lo rapidamente e em grandes quantidades em pouquíssimos cliques!

Converta!

Vale lembrar, também, que os DVDs gravados com a nova versão do aTube Catcher podem ser reproduzidos nos aparelhos domésticos sem qualquer problema. Isso sem contar as URLs que são detectadas automaticamente pelo programa. Com esse recurso, você não precisa mais copiar ou colar o endereço. Aqui abaixo um pequeno tutorial que ira ajudar a usar essa incrível ferramenta.



Baixando Vídeos do Youtube

Quando iniciar o programa, você vai ver algo parecido com isto:


Em "Salvar para", selecione o destino aonde o seu vídeo será enviado. Para baixar um vídeo, basta copiar e colar a URL do mesmo na caixa de texto do programa onde diz "URL", logo após, clique no botão "Baixar", como mostram as imagens abaixo:



Aqui abaixo um passo em vídeo:




Baixando apenas o Som do Vídeo

Gosta do som mas não consegue tê-lo por causa do vídeo? Existe uma solução, bem simples! Para isso você deve repetir o processo explicado anteriormente, a diferença é que você deverá trocar o "Perfil de Saída" para WMA, como mostra a imagem abaixo:

 

Convertendo Formatos de Vídeo


Para começar, clique no botão "Video Converter", localizado na parte superior da tela do programa (1). Em seguida, clique no botão "Adicionar" e procure pelo vídeo que você quer converter (2). Em seguida, em "Perfil de saída", escolha o formato que você quer o vídeo salvo (3). Clique no botão "..." e escolha um destino para o seu vídeo (4). Para finalizar, clique no botão "Converter", espere carregar e pronto! (5)

Capturando a Tela do seu Monitor

Muito útil para aqueles que quiserem lançar Previews dos seus projetos, o aTube Catcher oferece essa opção para o maker. Para começar, clique no botão "Screen record".


1. Selecione a área da tela que vai ser gravada. Para isso existem duas opções: "Traçar Área" e "Escolher Janela". Recomendo a opção Traçar Área, pois com o mouse você fica livre para escolher o lugar exato que você quer que seja gravado.
2. Selecione a fonte de áudio. Recomendo que você deixe ligado a opção "Mixagem estéreo", pois irá "mixar" todas as opções de gravação (microfone, etc).
3. Defina o formato de saída. O programa tem o formato WMV como padrão.
4. Selecione a pasta de saída, ou seja, a pasta onde o vídeo será salvo.
5. Configure as opções de gravação. Isso fica ao seu critério. Para começar a gravação, clique no botão "Start". Quando quiser parar, clique no botão "Parar". Quando parar o vídeo, ele automaticamente será salvo na pasta escolhida. Caso queira um Preview do seu vídeo, clique no botão "Reproduzir".

Agora espero que esse tutorial ajude vocês agora nas suas aulas web 2.0

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá! x) Eu sou o Skull Knight, do Mundo RPG Maker, local onde retiraram algumas imagens e conteúdos do tutorial do aTube Catcher! ^^ Fico muito feliz por terem postado ele aqui, mas poderiam dar um "créditozinho", não acham? :B Desde já agradeço.

http://www.mundorpgmaker.com/forum/index.php?topic=44134.0

Ricardo disse...

Boa noite,bem explicativo seu tutorial. Só estou com dificuldade numa opção do "Screen Record" onde no numero 3 "Definir formato de saída" está desabilitado, não consigo definir outro formato pra criar os vídeos de captura.Gostaria de saber se é necessário instalar algum "patch" de atualização ou é preciso outra versão do aTube? Obrigado.

Unknown disse...

Saberia me dizer como baixo vários arquivos de uma só vez? Antigamente dava para aumentar o nº de arquivos na Download List do aTubeCatcher e agora não tem como mudar isso não passando de 3 arquivos no máximo a serem baixados simultaneamente.

Unknown disse...

configuraçoes, active dowloads , o maximo sao 10,

Ubuntu disse...

Olá,
o que fazer quando a opção "download e juntar vídeos" do atube catcher não funciona? Parece estar desativada.
Obrigada.

Éder Psy disse...

Meu atube não tem a opção mixagem estéreo; Assim os videos saem sem áudio; o
que faço?