17 de mar. de 2009

WebGincana

Olá Amigos

Hoje estamos postando hoje sobre um conceito ate então pouco conhecido por mim e muito pouco utilizado, mas com grande potencial de aplicação: WebGincana.

Chequei a postagem abaixo atraves de uma indicação da Professora Suzana Gutierrez editora do blog Gutierrez/Su uma postagem onde ela recomenda vários textos (eu também recomendo a leitura) mas duas postagens em especial me chamaram a atenção. Um texto da Sonia Bertocchi que provoca boas reflexões sobre a sala de aula intitulado Aluno ajuda Aluno e um texto do professor Jarbas editor do blog Boteco Escola explica o que acontece quando a paranóia contribui para jogar o bebê fora junto com a água do banho, (ou quando administradores incompetentes se metem a censurar acessos). No exemplo do Prof. Jarbas, a Educação Física seria uma das disciplinas mais lesadas ( que é uma bandeira da Su em defesa da Educação Física, que alias é sua praia).

Mas foi através dessa postagem que cheguei ao texto
Saberes em jogo não entram na universidade (no link ao lado ou na postagem abaixo) e fiquei conhecendo o conceito de WebGincana desenvolvido e aplicado por ele. Fiquei encantado com as possibilidades educacionais e como isso iria ajudar em muito o uso do computador na escola. Alem de algumas dicas imperdíveis, que se bem utilizadas com certeza são o caminho para uma aula TOP.

Selecionei algumas paginas com dicas e conceitos sobre WebGincana
  1. http://www.aprendaki.com.br/proj_sociais.asp?codigo=22
  2. http://webgincana.wikispaces.com/Abertura
  3. http://webgincana.utopia.com.br/testes/index.html
  4. http://blog.nivaldo-junior.pro.br/2006/04/19/um-modelo-de-webgincana/
  5. http://www1.sp.senac.br/hotsites/gde/
  6. http://aprendente.blogspot.com/2005/05/exemplo-de-webgincana.html
  7. http://jarbas.wordpress.com/2009/03/06/webgincanas-roteiros-sobre-historia-e-fundamentos/
  8. http://www.linuxnaescola.com.br/webgincana/quadrinhos
  9. http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/30/saberes-em-jogo/
  10. http://josybonardo.sites.uol.com.br/webgincana/cartobrincando_usjt.htm
Se alguem já usou comente aqui, divida conosco a sua experiencia.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

18 comentários:

TATAIA disse...

oie!!!!
parabéns pela grande vitória!! Vc merece e nós também.
Estamos montando uma Olimpiada de Informática, baseada neste site da Webgingana, é muito bom!!!
Bjsss e bom trabalho.
Tataia

Jarbas disse...

Alô pessoal,

Vejo que vocês estão promovendo a idéia de WebGincanas e procurando quem as tenha usado. Na rede pública, uma usuária e promotora de WebGincanas é a professora Carla Betioli, do NTE de Campinas, SP. Faz algum tempo que não falo com a Carla. Se quiserem tentar contato, o e-mail dela é:

leteras@gmail.com

Fico à disposição. Abraço,

Jarbas Novelinop Barato

Robson Freire disse...

Olá Tataia

Obrigado minha amiga. Mas a vitoria começou com um comentario seu há 3 anos atrás.

Agora quando tiver realizando a Olimpiada de Informática manda aqui pro NTE fotos e vídeos do evento, para que possamos divulgar entre outras escolas.

Beijos e abraços do eterno amigo

Robson Freire disse...

Olá Professor Jovelino

Que prazer recebera sua visita e o seu comentário aqui no nosso humilde espaço. Você não imagina como fiquei feliz em ver o seu comentário sobre a postagem.

Gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho e pelo desenvolvimento do conceito de WebGincana.

Quanto a Carla Betioli do NTE de Campinas, eu já mantive contato com ela via lista de Blogs Educativos, e ela me passou os trabalhos deles com WebGincanas.

Estou divulgando bastante aqui na região do meu NTE (Itaperuna/RJ) e a receptividade tem sido fantástica entre os professores.

Gostaria de convidá-lo a escrever um artigo para posta-lo aqui no Caldeirão de Ideias sobre qualquer tema que seja de seu interesse.

Mais uma vez muito obrigado pelo comentário e pela ilustre visita.

Abraços

Anônimo disse...

Robson: quando alguém de extrema confiança indica um local é certo que o afluxo de visitantes ocorrerá. Sou leitora do que escreve o Jarbas, no BOTECO ESCOLA, e vim aqui conhecer o seu CALDEIRÃO DE IDEIAS - e já estou leitora. Parabéns, colega professor.

Doralice Araújo, professora de Redação, em Curitiba

www.gazetadopovo.com.br/blog/namira

Anônimo disse...

Olá Robson, me chamo Eline e sou aluna do professor Jarbas, no segundo semestre do primeiro ano, eu fiz uma Webgincana sobre folclore e deu muito certo!!!Gostei muito de fazer a atividade, e quando aplicamos foi melhor ainda, pois os alunos que aplicamos eram adolescentes e eles se divertiram muito, pois aprenderam brincando!!!
Beijos e abraços Eline

Anônimo disse...

Olá Robson tudo bem??? Eu sou aluna do Professor Jarbas, conheci a metodologia dele no primeiro ano de faculdade, também fiquei admirada ao perceber com a infinidade de meios que através da web-gincana podemos ensinar. Admiro muito a sua determinação implantar essa metodologia da web-gincana na escola publica. Tomara que dê certo!!!
tudo de bom para você
Até mais
Laís

Anônimo disse...

Olá
Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho,sou aluna do professor Jarbas, e conheci um pouco do seu trabalho nesta aula, ótima sua idéia de implantar a web gincana nas escolas públicas, sei que é preciso dedicação e paciência, continue no seu trabalho, parabéns!!!!

Anônimo disse...

Olá, acho a idéia de usar a Webgincana como recurso para o aprimoramento da educação uma excelente idéia, já que mundo está sempre com inovações, principalmente na área de novas tecnologias. Parabéns pelo trabalho.

Anônimo disse...

Olá!
Estou aqui como aluna do profº Jarbas e como uma grande curiosa em saber como as escolas estão aproveitando recursos tecnológicos com os alunos. É interessante quando discutimos algo nas aulas da faculdade e podemos "vivenciar" isso na prática... No 1º ano, montamos uma WebGincana e uma WebQuest, mas eu me perguntava como isso seria aplicado nas escolas. Muito legal seu trabalho! Parabéns!!
Neste ano, vamos montar um BLOG... vou "fuçar" um pouco o seu p/ aprender um pouquinho...
Um grande abraço,
Adriana Canto

Anônimo disse...

Olá, Robson!
O trabalho desempenhado da web está um material bastante proveitoso.Espero que os alunos aprendam.
Parabéns, continue esse trabalho que é bastante enriquecedor e de grande valia.
Boa sorte.
Aury

Anônimo disse...

Olá Robson. Interessante sua iniciativa de conhecer um pouco mais sobre as Web´s Gincanas. No meu primeiro ano de faculdade de Pedagogia, o professor Jarbas pediu que cada grupo elaborasse uma para posteriormente aplica-la.
Posso afirmar que dá certo e que, no meu caso, foi um meio de interação entre professor, aluno e diversos assuntos...
Todos os participantes gostaram das atividades e questoes da Web, e acharam interessante essa nova forma de pesquisa.

Parabens pelo seu blog.
Adriana

Anônimo disse...

Boa Noite Robson, tudo bem?
Sou aluna do professor Jarbas e ao visitar o seu blog, percebi o quanto há compromisso e dedicação na busca pela qualidade da informação!!!
A idéia de blog, webgincana e tantas outras ferramentas tecnológicas, me faz refletir a importância da inclusão e a participação do professor em todo o processo, já que cada vez mais vivemos em um mundo robotizado e computadorizado!!!
Parabéns pela iniciativa!
Abraços,
Mariele

Anônimo disse...

Oi Robson, também sou aluna do Professor Jarbas e acredito que a webgincana seja uma ótima estratégia de ensino no mundo informatizado de hoje. Espero que você consiga uma boa divulgação, pois algumas escolas ainda não conhecem este método e que pode ser bem trabalhado em qualquer conteúdo e momento.
Parabéns pela iniciativa.
Abraço...
Valéria Conceição

Anônimo disse...

Olá Robson, sou aluna do Professor Jarbas e graças a ele pude ter contato com trabalhos dignos de aplausos como o seu... fico feliz em poder contar com seu trabalho aí em Itaperuna, nessa luta em intervir de forma criativa na realidade de seu público alvo, por meio de Webgincana; que é um excelente material tecnológico para promover a cidadania por meio da inclusão digital, visto que em se tratando de escolas públicas temos alguma parte de alunos que não tem contato com esse tipo de material... Parabéns pelo trabalho!
Raquel Amaro Escudero

Anônimo disse...

Olá, Robson!

Sou aluna do Prof. Jarbas e sou iniciante nesse mundo do Blog, mas já percebi que o universo dos blogs educativos é enorme, rico e fascinante!
Parabenizo iniciativas como a sua! Continue sempre com suas contribuições para a Educação!

Margarete Barbosa

Anônimo disse...

olá, Robson!!!Parabéns pelo exelente trabalho,a cada dia fica mais evidente a importancia da informática no campo educacional.A webgincana é realmente uma ótima ferramenta tecnológica para transmitirmos o conhecimento e para informatizarmos nossos alunos.
Mais uma vez,parabéns pelo seu trabalho!!
Kelly!

Robson Freire disse...

Olá Doralice Araújo, Eline, Laís, Adriana Canto, Aury, Adriana, Mariele, Valéria Conceição, Raquel Amaro Escudero, Margarete Barbosa, Kelly e Professor Jarbas.

Primeiramente obrigado e pela visita e comentário de vocês aqui no nosso Caldeirão. Desculpe não comentar antes mas estava envolvido na cobertura de um seminário para o Caldeirão de Ideias e de dois dias de descanso.

O trabalho do professor Jarbas e que é uma utilidade sem fim para a educação brasileira. A divulgação do trabalho dele e que tem o poder de transformar as pessoas.

Aqui no Caldeirão de Ideias fazemos um trabalho honesto, simples e com um garra sem fim. Mesmo diante de todas adversidades encontradas no setor público, vamos tocando o nosso trabalho a 200%.

Trabalhar Web Gincanas e outros recursos tecnológicos e mais fácil aplicar com os alunos do que convencer os professores que aqui estão a usa-las. A resistência deles a uma nova abordagem é quase intransponível, que ficam tentando
usar a mesma pratica em novos recursos e os resultados sempre são frustantes.

Como digo a eles: NOVOS MEIOS, NOVOS MÉTODOS, por isso digo a vocês que estão se formando e aprendendo hoje a usar os recursos tecnológicos um conselho: NÃO PERCAM A CAPACIDADE DE APRENDER E EXPERIMENTAR.

Abraços a todos