1 de nov. de 2008

Projeto Cinema no Caldeirão


Olá Amigos

O filme de hoje no Projeto Cinema no Caldeirão é o chinês Nenhum a Menos do diretor Zhang Yimou. O Caldeirão de Idéias recomenda com louvor o filme, pois ele também trata de um tema bastante discutido hoje em dia: a formação inicial.

Nenhum a menos é um filme que faz o expectador pensar sobre questões sociais e suas conseqüências na formação educacional das pessoas. Propõe a reflexão sobre o motivo que leva um educador a se envolver com seus alunos e a compreender o seu papel na instituição de ensino. Faz uma crítica aos governos que pouco investem em educação.

Companheirismo, solidariedade e perseverança são a marca do filme de Zhang Yimou, que demonstra preocupação com as crianças de seu país. Uma história sem fronteiras políticas ou territoriais, pela universalidade do tema. O dilema de se manter alunos na escola.

O filme emociona com uma história simples que no início pouco promete, mas que no decorrer envolve pela poesia e realidade colocadas frente a frente numa perspectiva humana renovadora. Este filme é uma evidência de quanto nós , professores, temos que traçar uma meta ao entrarmos dentro duma sala de aula (que nem sempre é fácil) mas, se lutarmos com toda a nossa força e amor alcançaremos nossos objetivos. E que esses objetivos inclui , em especial, desenvolver as tão esquecidas virtudes nos nossos alunos (respeito, amor, solidariedade, coleguismo, ....)

E a famosa "Pedagogia do Exemplo" que meu amigo José Antônio Klaes Roig do Letra Viva do Roig tanto fala. Educa-se mais pelo exemplo do que com palavras.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: