7 de mai. de 2009

Professor, você utiliza ou gostaria de utilizar a internet em sala de aula?

Professor, você se sente à vontade para usar a internet na sala de aula? As novas tecnologias facilitam ou prejudicam o aprendizado da turma? “Um projeto de mudança curricular do ensino primário na Inglaterra quer que a tecnologia seja a "espinha dorsal" do currículo e que os alunos menores de 11 anos estejam aptos a usar ferramentas como Twitter, blogs e Wikipédia, dando-lhes a mesma importância de matérias como história ou matemática.”

Para a pesquisadora Rosária Nakashima, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o futuro da escola depende da abertura para os novos recursos tecnológicos que estão surgindo”, os quais “podem ser usados de forma pedagógica”.

Contudo, embora “a escola ainda seja o lugar mais habitual para a navegação pela rede”, no Brasil, a internet ainda é pouco usada em salas de aula: “cerca de 50% dos professores não utilizam nem recomendam a internet como recurso útil para os estudos”.

Você acha que a internet é útil para a realização dos estudos? Você utiliza ou gostaria de utilizar a internet em sala de aula? Comente.

Fonte: http://forum.educacao.blog.uol.com.br/arch2009-04-05_2009-04-11.html#2009_04-06_11_54_23-8953204-0

Um comentário:

Silvia M. D. Almeida disse...

Eu acredito, antes de tudo, que é preciso trabalhar a conscientização dos alunos quanto à utilização da Internet na escola, pois muitos não possuem a maturidade necessária para a utilização dessa ferramenta. É bom também sempre ter um programa de bloqueio de sites impróprios(violência, sexo, bobagens afins...) para auxiliar numa navegação mais segura.
http://silvia-informatica.blogspot.com/