O filme escolhido hoje para o Projeto Cinema no Caldeirão é o filme "Verônica" com direção de Maurício Farias (O coronel e o Lobisomem e A Grande Família) e com os fantásticos Andréa Beltrão e Marco Ricca.
Ontem fui conferir Verônica e gostei muito do filme, apesar de ser suspeito pra falar, porque sou daqueles que amam incondicionalmente filmes nacionais, tanto que, entre ver as opções hollywoodianas e a nossa realidade, fiquei com o cinema nacional e não me arrependi.
O filme narra a historia de uma professora que é surpreendida pelo destino e fica responsável por um garoto vítima da guerra entre o tráfico e policiais corruptos. O menino teve seus pais mortos e por guardar um segredo do pai, ficou jurado de morte.
Os atores deram um show de realidade, fazia tempo que não via Andréa Beltrão atuar tão bem, em determinados momentos ela nos faz chorar, questionar, emocionar e até rir.
Mas como nem tudo são flores, nossos produtores, autores e roteiristas ainda pecam na questão: Preconceito, sim, racial, social entre outros, infelizmente vemos que os personagens permanecem caricatos, Andrea Beltrão por exemplo, a mocinha do filme, loira, os traficantes negros e a diretora da escola branca. Quando isso vai mudar? Quando mostraremos ao mundo quem somos de verdade?
Quero indicar o filme que dá muitos pontos para serem trabalhados em sala de aula, por isso, assistam e me contem se gostaram. Alias como colega de profissão da personagem estive em inúmeras vezes dentro da tela.
Recomendo.
Abraços
Equipe NTE Itaperuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário