18 de abr. de 2009

Projeto Cinema no Caldeirão - 18/04

Olá Amigos

O filme escolhido hoje para o Projeto Cinema no Caldeirão é o filme "Verônica" com direção de Maurício Farias (O coronel e o Lobisomem e A Grande Família) e com os fantásticos Andréa Beltrão e Marco Ricca.

Ontem fui conferir Verônica e gostei muito do filme, apesar de ser suspeito pra falar, porque sou daqueles que amam incondicionalmente filmes nacionais, tanto que, entre ver as opções hollywoodianas e a nossa realidade, fiquei com o cinema nacional e não me arrependi.

O filme narra a historia de uma professora que é surpreendida pelo destino e fica responsável por um garoto vítima da guerra entre o tráfico e policiais corruptos. O menino teve seus pais mortos e por guardar um segredo do pai, ficou jurado de morte.

http://www.portocultura.com.br/cine/gal/veronica-527-07.jpg

Os atores deram um show de realidade, fazia tempo que não via Andréa Beltrão atuar tão bem, em determinados momentos ela nos faz chorar, questionar, emocionar e até rir.

Mas como nem tudo são flores, nossos produtores, autores e roteiristas ainda pecam na questão: Preconceito, sim, racial, social entre outros, infelizmente vemos que os personagens permanecem caricatos, Andrea Beltrão por exemplo, a mocinha do filme, loira, os traficantes negros e a diretora da escola branca. Quando isso vai mudar? Quando mostraremos ao mundo quem somos de verdade?

http://www.portocultura.com.br/cine/gal/veronica-527-04.jpg

Quero indicar o filme que dá muitos pontos para serem trabalhados em sala de aula, por isso, assistam e me contem se gostaram. Alias como colega de profissão da personagem estive em inúmeras vezes dentro da tela.

Recomendo.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: