16 de abr de 2009

Cultura wiki facilita o processo de educação


28 de setembro de 2008, 21:40

Wikis potencializam a aprendizagem pela colaboração. Para aumentar as chances da cultura wiki ser impregnada na comunidade estudantil, o gestor do ambiente deve fazer uso de algumas práticas em arquitetura, motivação e interação.


Por Alexandre Lopes


Os wikis são ambientes cada vez mais comuns na web. Fazem parte do que está sendo denominado como web 2.0, ou seja, a segunda geração de ferramentas voltadas ao apoio da educação e do trabalho colaborativo.

Esses ambientes permitem a construção coletiva de conteúdos, potencializando a experiência da aprendizagem por meio da colaboração. O framework utilizado na construção das ferramentas wiki não exige dos colaboradores conhecimento especializado na construção de sites ou páginas na internet.

Outra característica desses ambientes é o dinamismo das páginas produzidas e a liberdade de alterar o que existe acrescentando novas páginas e editando conteúdos publicados por outros.

Um exemplo é a Wikipedia, enciclopédia na web construída a partir da colaboração livre e voluntária. Apesar dos temores iniciais a respeito da suposta falta de confiabilidade das informações ali contidas, ela vem se constituindo em uma fonte de consulta bastante utilizada, competindo com enciclopédias tradicionais.

Os wikis são editados diretamente em um navegador da web. Permitem a criação de novas páginas com a utilização de um simples processador de texto. O uso educativo mais difundido dos wikis é designado na literatura por wikis inter-classe e consiste na criação de um repositório de conhecimento colaborativo desenvolvido por um grupo de estudantes que freqüentam uma mesma disciplina ou curso (Santamaría e Abraira, 2006).

O wiki pode ser utilizado para que os estudantes desenvolvam um projeto em pequenos grupos, trabalhem uma parte de um projeto coletivo da turma ou mesmo para a construção de uma homepage da disciplina.

O wiki é uma ferramenta poderosa para ambientes de aprendizagem, uma vez que facilita a colaboração entre os participantes. Porém apresenta, no seu estudo, a dificuldade de fazer com que os estudantes se envolvam no trabalho dos colegas que constituem a sua comunidade de aprendizagem.

Schmitt (2006) cita a necessidade de se criar uma cultura de comunicação e comentário, além da importância da negociação entre os participantes. O wiki é, sem dúvida, um gerador da cooperação não hierárquica, estabelecendo o que Piaget (1973) considera uma premissa para a aprendizagem colaborativa.

Não existe um jeito “correto” para a construção e desenvolvimento de um wiki. Dessa forma, a estrutura de um wiki - e como ele é usado - é um espelho da estrutura desejada pelas pessoas e como elas querem usá-lo. A proposta de melhores práticas não serve como receita de um bolo ou uma lista de instruções: como configurar o conteúdo inicial, como encorajar as pessoas a contribuir, como negociar com elementos contrários.

O conjunto de práticas nasce da observação de experiências e comportamentos que visam à construção de conteúdos em colaboração e, como técnicas, devem ser usadas em conjunto com a percepção da necessidade em momentos específicos da vida de um wiki.

Para que um wiki tenha características de ambiente colaborativo de aprendizagem é evidente que o mesmo deve ser estimulado junto à comunidade de interesse. Após a temática estar alinhada com o público desejado, o gestor do ambiente deve fazer uso de algumas práticas em arquitetura, motivação e interação.

Vamos ao que interessa! O que pode ser feito para dar início ou salvar um wiki de apoio às atividades pedagógicas? A resposta exata não está no texto, mas se as práticas abaixo forem adotadas na rotina dos estudantes, grandes são as chances da cultura wiki ser impregnada na comunidade estudantil.

Identificação do tema de interesse

É importante definir os temas de interesse dos usuários do wiki. Uma rápida entrevista com os alunos na classe pode ajudar na formação de grupos pela escolha de um tema de interesse. A segmentação pode contribuir na colaboração dos alunos – é estimulante participar de assuntos ou temas que são de grande interesse. A decisão acerca dos temas que estarão disponíveis é tomada pelo grupo de professores e discutida com os alunos.

Evento planejado

Essa prática promove encontros entre os estudantes em horários pré-determinados para inserir conteúdo de forma coletiva. Uma única pessoa não pode inserir todo o conteúdo de um wiki, e os estudantes precisam saber como usar a ferramenta e sentir-se parte dela, só assim surgirá interesse pelo wiki. O evento planejado utiliza o recurso do “aprender a usar” para construir um ambiente de interação com vários participantes – fortalecendo as relações e a construção de uma rede de comprometimento. Essa prática favorece um “salto inicial” para o wiki. Faça também uma pequena campanha de divulgação em toda a escola anunciando os temas e o horário do evento.

Identificação do melhor aluno

Encontrar um melhor aluno para colaboração no wiki não significa ter o aluno com melhores notas na escola. Um “melhor aluno no wiki” é um entusiasta e sua participação pode ser essencial para o sucesso do wiki. Ele tem a capacidade de gerar interesse, treinar os participantes de forma adequada, monitorar o crescimento da ferramenta e corrigir problemas que inibem a adoção da cultura dos wikis.

Algumas características podem ajudar os professores na identificação do melhor aluno:
  • Tempo investido em colaboração no wiki inserindo conteúdos e propondo temas aos colegas.
  • Envolve as pessoas informalmente treinando-as e colocando-se à disposição para suporte e ajuda.
  • Se destaca pelo rápido domínio da ferramenta, na organização de conteúdos, no envolvimento das pessoas, tornando o uso simples e mantendo o crescimento organizado.
Roteiro com idéias dispersas

A construção de um roteiro a partir de idéias dispersas cria ligação entre as contribuições dos alunos. Pode-se usar o wiki para criar uma versão on-line desse processo. Solicite aos participantes que registrem idéias em torno de um tópico ou com perguntas bem determinadas. Os estudantes podem registrar as idéias apontando-as para outras páginas, organizando a seqüência de assuntos e a profusão de idéias.

Contribuir para outros wikis

Considere estabelecer para os alunos a tarefa de contribuir para a Wikipedia com um tópico relacionado ao tema em discussão. Estimule os alunos a criarem coletivamente um texto, provocando o debate para julgar a qualidade e um status para a publicação na web. Dessa forma, será desenvolvido um senso crítico e facilitará o entendimento da dinâmica coletiva dos wikis. Os alunos saberão que o produto do trabalho será usado por outras pessoas e não somente corrigido e arquivado pelo professor.

Publicação de uma página pessoal

Os estudantes podem ser encorajados a publicar páginas com perfil pessoal. É uma maneira de construir informações para uma rede de contatos e interesses facilitando o processo de contribuição para o wiki. Podem ser publicados dados para contato, imagens, breve biografia, links de interesse e sugestões de blogs.

Material de apoio no Wiki

Os professores devem disponibilizar o material de apoio das aulas no ambiente wiki. Os links para arquivos com exercícios, textos de apoio e outros documentos devem estar disponíveis na página inicial do wiki e em páginas criadas pelos alunos que tenham relação com o assunto do documento.

O wiki torna a aprendizagem duradoura e transferível. No âmbito da sala de aula, verifica-se que a colaboração e a cooperação são maiores. É o local onde os alunos aprendem mais e melhor. Assim, o wiki dá origem a atividades colaborativas, em que os professores melhoram igualmente as suas funções pedagógicas. [Webinsider]

Referências bibliográficas

NOTARI, M. How to use a wiki in education: wiki based effective constructive learning. In: Proceedings of the 2006 international symposium on Wikis. Odense, Denmark. Anais: ACME Press, p.131-132.

PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

SANTAMARIA, F. G.; ABRAIRA, C. F. Wikis: posibilidades para el aprendizaje colaborativo em Educacion Superior. In L. Panizo et al (Eds.) Proceedings of the 8th International Symposium on Computers in Education, 2006. (Vol 2), pp. 371-378.

SCHMITT, Marcelo Augusto Rauh. Dificuldades apresentadas pelo modelo wiki para a implementação de um ambiente colaborativo de aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação: Cinted-UFRGS 2006.


Sobre o autor

Alexandre Lopes (alexandre.lopes@sebrae.com.br) é jornalista e analista web. Trabalha no Portal do Sebrae e é mestrando em gestão do conhecimento

Fonte: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/09/28/cultura-wiki-facilita-o-processo-de-educacao/

Nenhum comentário: