28 de mar. de 2009

Projeto Cinema no Caldeirão - 28/03

Olá Amigos

O filme escolhido hoje para o projeto Cinema no Caldeirão é o "Quem Quer Ser um Milionário?" do talentoso diretor inglês Danny Boyle (Trainspotting - Sem Limites - A Praia - Extermínio) que levou oito Oscars.

Como a Índia anda muito em moda no cinema e o Caldeirão de Ideias vai seguir essa tendencia e indicar o filme aos leitores aqui do Caldeirão. O filme como o seu diretor tem uma câmera nervosa e ágil e uma montagem fantástica (aqui o maior mérito do filme).

Um de seus méritos em Quem Quer Ser Um Milionário? foi adaptar um conto de fadas urbano, aliando a pirotecnia eletrizante dos trabalhos anteriores com a estética bollywoodiana. Em menores palavras: ele consegue contar uma história simples de maneira surpreendente.

O filme começa com uma interrogação: “Jamal Malik está a uma pergunta de ganhar 20 milhões de rúpias. Como ele conseguiu?” Um novo letreiro lança as alternativas. Terá Jamal (Dev Patel) trapaceado no jogo de perguntas e respostas? É sorte? Ele é um gênio? Ou…hmmm..está escrito? Com um recurso narrativo simples, Boyle arma a bomba que irá acionar lá no fim do filme. Mas até lá, o espectador ficará vidrado.

Todos esses elementos – amor, corrupção, violência e instinto - se harmonizam num desfecho previsível e melodramático. Um dramalhão escancarado com ares de fábula, no melhor estilo Bollywood. Alie, portanto, essa despretensão com a crítica social e o ritmo eletrônico de Boyle e temos um dos filmes mais originais do ano. Nesse panorama, o roteiro adaptado de Simon Beaufoy funciona como catalisador no sentido equilibrar os excessos da trama. O final em ritmo de dança é uma homenagem tácita do diretor ao cinema indiano.

Recomendamos

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: