8 de fev. de 2009

Tecnologias no Futuro do Ensino - Luli Radfahrer fala sobre o futuro do ensino

Esta é uma das melhores palestras do Luli Radfahrer que assisti desde meu início como designer (evento Descolagem#3: Escola no Século XXI). A palestra explica bem a relação que o ensino brasileiro, os professores e demais profissionais têm com a tecnologia.

As pessoas estão tão condicionadas ao antigo e a velhas fórmulas que não compreendem a evolução à sua volta. Da mesma forma procuram soluções mastigadas oferecidas por outras empresas e livros, ignorando uma gama enorme de pesquisas e artigos científicos que ensinam o "pensar", o descobrir, e não a absorção da informação "fechada" ou tecnologias e idéias prontas. Conhecer ou ignorar a tecnologia não é a mesma coisa do que conhecer as perguntas certas da era da comunicação digital.

A comunicação digital é essencial no ensino, e a melhor metodologia de trabalho é aquela que você mesmo inventa baseada em 30 fontes diferentes. Eleger 1 ou 2 fontes ou conceitos como donos da verdade é ignóbil e infelizmente é o que estão ensinando em nossas escolas. Ninguém está ensinando a ser criativo, a pensar adiante, a ser flexível, a ser dinâmico, a refletir antes de escolher, a criar antes de fazer, a "projetar" antes de decidir, a errar antes de acertar, a fazer perguntas sem aceitar a primeira alternativa que se apresenta.

E o melhor é que muitas destas coisas estão sendo descobertas pelas crianças de forma ativa, sozinha, através da comunicação digital... Ignore a criatividade de ensino com as novas tecnologias e prenda-se a conceitos mastigados e em breve você será peça de museu.

Visite: http://www.luli.com.br



Fonte: http://xandrelima.blogspot.com/2009/01/luli-radfahrer-sobre-o-futuro-do-ensino.html

Nenhum comentário: