2 de fev. de 2009

Educação Cinematográfica

Olá Amigos

Hoje venho aqui para falar de duas de minhas paixões: educação e cinema. Eu li no blog do meu amigo José Roig, o Letra Viva do Roig, que aliás recomendo com imenso louvor a leitura de suas postagens, uma postagem em especial intitulada "Educação cinematográfica" .

Eu e meu amigo José Roig compartilhamos das mesmas paixões e vemos no cinema uma fonte inesgotável de possibilidades para enriquecer a educação. O Projeto Cinema no Caldeirão vem tentando trazer um pouco das possibilidades desse universo e agora com o advento da criação de um canal exclusivo da TV Escola no You Tube as possibilidades se multiplicaram.

O professor João Luís de Almeida Machado, Editor do Portal Planeta Educação; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" que é uma de minhas referencias na aplicação do cinema na sala de aula mantem no portal Planeta Educação uma seção intitulada "Cinema na Educação" onde ele mantem vários filmes e suas aplicações pedagógicas.

Na postagem abaixo estão listados os dez melhores filmes de guerra de todos os tempos pela revista " Aventuras na História", se bem que eu tenho alguns que são na minha opinião melhores que alguns citados, para ilustrar como o cinema pode enriquecer uma aula sobre as grandes guerras. Filmes como o clássico "Apocalipse Now", a minha cena favorita é a do bombardeio na praia só para o coronel poder surfar é simplesmente demais, A Lista de Schindler, O Resgate do Soldado Ryan e o Cartas de Iwo Jima possibilitam aos alunos vivenciar visualmente e historicamente todo a dimensão que foi o fato, se bem que contado na ótica do vencedor.

Usar recursos áudio visuais não é apenas mais uma opção, é sim hoje em dia uma obrigação para qualquer profissional de educação que espera obter resultados melhores em suas turmas. Algumas referencias teóricas obrigatórias para entender um pouco mais do assunto pode ser lida aqui e aqui. Por isso amigos, vamos criar uma corrente por uma total e completa educação cinematográfica.

Bons Filmes, Boa Diversão e Boa Educação.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Um comentário:

José Antonio Klaes Roig disse...

Caro Robson, o projeto Cinema no Caldeirão, como outras iniciativas do blog são grande propostas pedagógicas que merecem divulgação. É um privilégio poder colaborar e trocar ideias contigo e com outros colegas. Um grande abraço,