Vanessa
dos Santos Nogueira
Pensar sobre o uso de Sites de Redes
Sociais na educação remete a várias questões:
-
A precariedade dos laboratórios de informática das escolas públicas e a
ausência de um professor que trabalhe somente no laboratório. Tanto a falta de
computadores, manutenção, internet…
-
Como fazer um trabalho integrando as tecnologias digitais e redes sociais sem recursos materiais e humanos para isso?
-
Os muitos discursos sobre as possibilidades da internet e das redes sociais
como se todos tivessem acesso e soubessem “como” usar esses recursos.
-
É possível criar uma rede social na internet diferente das redes sociais
presenciais? Pensando que os mesmos sujeitos do presencial são os que habitam
espaços/lugares virtuais.
-
Qual a melhor opção de redes sociais online para usar na escola? Redes fechadas
ou abertas? Pensando que redes corporativas não são feitas para a educação e
oferecem conteúdo impróprio, limite de idade, propagandas… ao mesmo tempo a
escola não pode negar a existência dessas redes e criar na escola espaços tanto
presencias como virtuais “ideais”, lembrando que fora da escola não temos
espaços separados e os alunos vão conviver e interagir com diversas redes
presenciais e virtuais, tendo que fazer escolhas…
Percebe-se que utilizando
ou não as redes sociais na internet, em espaços formais das
escolas/universidades, se faz necessária uma discussão sobre seus limites e
possibilidades, vantagens e desvantagens, prós e contras do seu uso,
repercussão e alteração do presencial, como também a apropriação que os
sujeitos da educação estão fazendo das redes sociais na internet fora dos
espaços escolares/acadêmicos e como esses sujeitos estão se movimentando nesses
novos tempos e espaços.
Onde existam recursos materiais e humanos a utilização de
Sites de Redes Sociais na escola esse
recurso pode representar hoje a possibilidade de contribuir para a formação de
sujeitos efetivamente participantes, considerando novos tempos e espaços onde
professores e estudantes se movimentam juntos como sujeitos autores e
co-autores dos processos de ensino e aprendizagem. Pensar o planejamento, utilização
e avaliação das redes sociais no cenário escolar agrega novos espaços de
diálogo e produção de sentidos, e se esses espaços forem pensados em/para
colaboração passamos a ter a descentralização do conhecimento. Ao mesmo tempo
em que os alunos se movimentam com mais facilidade nas redes sociais, seu uso
no cenário educacional requer comprometimento e cuidado. Muitas novidades e as
diversas opções que as redes sociais e seus mais variados recursos podem
oferecer uma possibilidade rica e complexa de emancipação – não temos uma
receita pronta, é um exercício de construção coletiva e colaborativa. Assim, o
papel das Sites de Redes Sociais na educação nos remete à possibilidade de
ampliar o diálogo ultrapassando a sala de aula tradicional onde o professor era
o centro, para uma dinâmica descentralizada produzindo novas formas de ensinar
e aprender; isso quando utilizadas como espaços de problematização em
atividades que instiguem a criatividade, buscando não só produzir uma aula mais
divertida ou a utilização de um recurso que está na “moda”, mas gerando
discussões e ações que possam contribuir efetivamente para uma mudança social.
Alguns links para saber mais sobre o assunto:
Vídeos:
- Redes
Sociais na Educação – TV Escola – Entrevistas com Sérgio Lima, Lilian
Starobinas e Eziquiel Menta.
- TICs
e redes sociais na formação de professores – TV Escola – Primeira parte da
entrevista com o professor Paulo Francisco Slomp, da Faculdade de Educação da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://www.ufrgs.br/psicoeduc.
Entrevistas:
Referências
NOGUEIRA, Vanessa dos Santos; PIZZI, J . Reconhecimento Intersubjetivo em Redes Sociais na
Internet. In: VII Ciclo de Estudos Educação e Filosofia: tem jogo
nesse campo? Pedagogia como Ciência da Educação, 2012, Pelotas. Anais do VII
Ciclo de Estudos Educação e Filosofia: tem jogo nesse campo?. Pelotas: Ed. da
UFPel, 2012. v. 1. p. 231-238. [Baixar]
NOGUEIRA, Vanessa dos Santos . A
linguagem escrita na educação a distância: possibilidades de comunicação e
constituição do sujeito/aluno. In: XV ENDIPE –
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais
do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.
[Baixar]
NOGUEIRA, Vanessa dos Santos. O papel das redes sociais na escola. In: XII
Congresso Internacional de Educação Popular e XXI Seminário de Educação
Popular. Santa Maria, 2012.
Sobre a Autora: Vanessa dos Santos Nogueira, Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional, Mestre em Educação - UFSM, Doutaranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas – UFPel. E-mail: snvanessa@gmail.com. Blog: www.vanessanogueira.info, Twitter: @svanessa, Facebook: snvanessa;
Um comentário:
Oi, Vanessa!
Muitas questões que levantaste no início do texto são "minhas minhocas" sobre o uso dos sites de rede sociais na educação! Aliás, mais do que minhocas são vivências que tenho experimentado, pois uso o Facebook e os blogs como mediadores nas aulas que desenvolvo no curso normal!
Embora as dificuldades, as limitações, acho que interagindo além da sala de aula, na web, por exemplo, avançamos nas nossas relações e na construção coletiva de conhecimento.
É um trabalho de formiguinha, como diz a Marli Fiorentin, mas, aos poucos, outros colegas vão descobrindo possibilidades de formação de redes na web.
Bjs
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