Ana Beatriz Carvalho
Os LMS – Learning Management System
- conhecidos como ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) - são plataformas criadas para gerenciar a aprendizagem
a distância. Com o crescimento da Educação a Distância nos últimos anos, surgiram inúmeras possibilidades para o uso dos espaços
virtuais de aprendizagem. Os ambientes
virtuais agregam interfaces que permitem a produção de conteúdos e canais de
comunicação, permitem também o gerenciamento de banco de dados e o controle
total das informações que circulam no ambiente. As principais formas de utilização de um Ambiente Virtual são as
seguintes: 1.Foco nas ferramentas de aprendizagem: a única forma de
contato entre alunos e professores é através do ambiente. As ferramentas
(aulas virtuais, atividades, textos etc.) são utilizadas em
substituição aos encontros presenciais (inexistentes). 2. Foco na
comunicação e complementação da aprendizagem: o ambiente é utilizado
como uma forma de criar uma conexão institucional entre os participantes
e paradisponibilizar estratégias complementares de aprendizagem,
através das ferramentas disponíveis no ambiente. São utilizadas para
enviar e receber atividades, orientar a aprendizagem e fomentar a
discussão sobre os temas da disciplina entre os alunos e professores. 3.
Foco na comunicação: são ambientes criados apenas para a comunicação
entre os participantes, não apresentando materiais ou propostas de
atividades. É o caso dos cursos a distância com o projeto pedagógico
estruturado apenas no material impresso. A forma de utilização do
ambiente virtual em consonância com o projeto político-pedagógico do
curso é fundamental para o estabelecimento da estrutura sobre a qual o
aluno-aprendiz irá interagir no AVA. O conceito de maior ou menor
interatividade, assim como a freqüência e intensidade no acesso
realizado serão proporcionais ao objetivo das ferramentas
disponibilizadas. É relativamente comum encontrarmos ambientes pouco
explorados pelos alunos em função da inexistência de demanda pedagógica
estabelecida pelo curso. Por outro lado, encontramos cursos que são
estruturados totalmente on-line, mas que não conseguem atingir a
participação desejada dos alunos no AVAExistem vários ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis com propriedades e ferramentas bastante similares, mas também com singularidades que determinam a sua escolha.
O e- Proinfo é a plataforma utilizada pelo MEC (desenvolvida pela extinta SEED) para a realização dos cursos a distância para a formação de professores. Bastante conhecido dos professores da Educação Básica, o ambiente e-Proinfo foi reestruturado há cerca de dois anos, mas ainda é considerado um ambiente pouco amigável pelos professores e multiplicadores dos NTE (Núcleos de Tecnologia Educacional das redes estaduais).
Embora seja o mais conhecido, o Moodle não é o único ambiente virtual com código aberto e de uso livre e gratuito: o ambiente Amadeus, desenvolvido pelo Centro de Informática - CIn da Universidade Federal de Pernambuco, é um software público, disponível para ser baixado, modificado e reutilizado. O Amadeus disponibiliza aplicações bastante interessantes, como a integração com celulares, jogos e TV Digital.
Outro ambiente criado no CIn da UFPE, é o Redu, uma rede educacional que agrega as funcionalidades de uma rede social com o gerenciamento dos ambientes virtuais. O Redu apresenta várias funcionalidades interessantes com a estrutura de uma rede social e leva o conceito de grupos de trabalho para a sua própria organização da mediação entre professores e alunos. A diversidade de sistemas voltados para a aprendizagem é um indicativo importante que já temos muitas pesquisas e produtos que buscam melhorar a funcionalidade dos ambientes virtuais para construir espaços de aprendizagem mais eficazes, interativos e atraentes para os alunos. Embora os ambientes virtuais por si só não serão capazes de promover práticas pedagógicas inovadoras, é importante que seja possível pensar a aprendizagem em espaços diferenciados. Os ambientes virtuais representam um desafio para pensarmos em novas concepções de aprendizagem em novos espaços, mas a inovação pedagógica dependerá muito menos das tecnologias digitais e ferramentas existentes e muito mais da reflexão e atitude dos professores e alunos que as utilizam.
O e- Proinfo é a plataforma utilizada pelo MEC (desenvolvida pela extinta SEED) para a realização dos cursos a distância para a formação de professores. Bastante conhecido dos professores da Educação Básica, o ambiente e-Proinfo foi reestruturado há cerca de dois anos, mas ainda é considerado um ambiente pouco amigável pelos professores e multiplicadores dos NTE (Núcleos de Tecnologia Educacional das redes estaduais).
Atualmente, o ambiente
virtual mais conhecido é o Moodle, sistema de código aberto e gratuito. Os usuários podem baixá-lo, usá-lo, modificá-lo e distribuí-lo seguindo apenas os
termos estabelecidos pela licença. O Moodle está em contínuo desenvolvimento
com uma comunidade que abrange participantes de todas as partes do mundo. Atualmente
o Moodle tem sido a plataforma mais utilizada nos projetos de educação a
distância desenvolvidos no âmbito da UAB e apesar de ser apresentado como um
ambiente desenvolvido a partir dos princípios da teoria construtivista, a
concepção pedagógica de cada ambiente virtual dependerá do uso que é feito
dele. Um grande problema que enfrentamos
hoje na EaD é o engessamento dos ambientes virtuais que ainda não conseguiram
explorar de forma plena toda a potencialidade que um AVA oferece. As limitações
no uso dos ambientes tem propiciado o surgimento de ambientes pobres, com pouca
ou nenhuma diversificação de materiais, ferramentas e atividades que desmotivam
o aluno e não favorecem a aprendizagem.
Embora seja o mais conhecido, o Moodle não é o único ambiente virtual com código aberto e de uso livre e gratuito: o ambiente Amadeus, desenvolvido pelo Centro de Informática - CIn da Universidade Federal de Pernambuco, é um software público, disponível para ser baixado, modificado e reutilizado. O Amadeus disponibiliza aplicações bastante interessantes, como a integração com celulares, jogos e TV Digital.
Outro ambiente criado no CIn da UFPE, é o Redu, uma rede educacional que agrega as funcionalidades de uma rede social com o gerenciamento dos ambientes virtuais. O Redu apresenta várias funcionalidades interessantes com a estrutura de uma rede social e leva o conceito de grupos de trabalho para a sua própria organização da mediação entre professores e alunos. A diversidade de sistemas voltados para a aprendizagem é um indicativo importante que já temos muitas pesquisas e produtos que buscam melhorar a funcionalidade dos ambientes virtuais para construir espaços de aprendizagem mais eficazes, interativos e atraentes para os alunos. Embora os ambientes virtuais por si só não serão capazes de promover práticas pedagógicas inovadoras, é importante que seja possível pensar a aprendizagem em espaços diferenciados. Os ambientes virtuais representam um desafio para pensarmos em novas concepções de aprendizagem em novos espaços, mas a inovação pedagógica dependerá muito menos das tecnologias digitais e ferramentas existentes e muito mais da reflexão e atitude dos professores e alunos que as utilizam.
# Links para textos acadêmicos e resultados de pesquisas sobre AVA:
Apresentação sobre o Redu.
Aula da disciplina Introdução à EaD - PPGEdumatec/UFPE Livro sobre o Redu
Artigo sobre o Amadeus
Artigo sobre o Moodle
Sobre a autora: Ana Beatriz Gomes Carvalho, é graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do
Rio de Janeiro e doutora em Educação pela Universidade Federal da
Paraíba. Professora da Universidade Federal de
Pernambuco, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e no
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica
(EDUMATEC). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: educação a
distância, redes sociais, hipertexto, inclusão digital, aprendizagem em
rede e o uso de tecnologias na formação de professores.
Blog: anabeatrizgomes.blogspot.com.br
E-mail: anabeatrizgpc@gmail.com; Twitter: @anabee
Apresentação sobre o Redu.
Aula da disciplina Introdução à EaD - PPGEdumatec/UFPE Livro sobre o Redu
Artigo sobre o Amadeus
Artigo sobre o Moodle
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