23 de ago. de 2010

Coisas legais para se ensinar numa escola

Olá Amigos

O meu amigo Sérgio Lima (@ticseducacao) respondeu a um retuite que dei dias atras e agora reproduzo: "RT: @robsongfreire VEJA: Pq prof. e escolas não caem nas red sociais? http://migre.me/16nHM // A pergunta é: pq a Escola não se reinventa?"

A pergunta também poderia ser: Porque a escola não pode ser interessante e divertida?

O debate sobre currículo foi bem legal mas teve poucos comentários, não sei se o pessoal sacou a importância do tema, mas vamos dar uma insistida nele. No comentário do Sérgio Lima ele pergunta porque a escola não se reinventa? Digo que hoje ela é uma imensa colha de retalhos mal costurados de propostas e conteúdos.

Não há espaço para inovação nessa colcha, pois estaremos costurando mais um remendo dentro de um pano velho, poido e pesado. Precisamos começar do zero, mas do zero mesmo. Definindo objetivos pedagógicos estruturais, arquitetura escolar inovadora, metodologia atual (com menos de 10 anos por favor), TICs, indicadores, escola integral, salas ambientes, professores remunerados por sua formação e dedicação exclusiva, currículo enxuto e aberto, autonomia de gestão financeira, pedagógica e administrativa.

Radical? Pode até ser mais tenho a convicção que somente assim avançaremos efetivamente.

Sei que não vai haver muito espaço para todas essas mudanças, mas torço sinceramente que voltemos a ter espaço para ler e falar de dinossauros na escola com nossos alunos ou outros temas que levem o prazer de volta para dentro da sala de aula e da escola.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

3 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma discussão útil, Robson. O problema é que trabalhamos com uma "instituição de massa" que é a escola. Qualquer mudança afeta toda a estrutura não só física, mas de toda a sociedade. E é aí que reside o problema.

Lá, na grande maioria, não se selecionam os alunos, a lei obriga a todos estar na escola. Atender ao desejo do Calvin seria possível em uma ou duas aulas, mas ele logo ficaria entendiado quando o tema deixasse de ser dinossauros.

O que você disse é o ideal, mas não sei se seria possível começar do zero. Quem sabe uma boa lavada não resolve?

Abração, amigo

Anônimo disse...

Sensacional este blog!
Utilizei seu post, em nosso blog.
Se puder visite
Obrigado

Anônimo disse...

Robson seu blog é muito bom excelente trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha