12 de mai. de 2010

Educopédia e NAVE

Olá Amigos

Nesse final de semana participei do projeto Educopédia, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, lá no Colégio Estadual José Leite Lopes ou mais conhecido como NAVE – Núcleo Avançado de Educação que é uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro com a Oi.
O lugar por si só já vale a visita, pois é maravilhoso. Um sonho para quem como eu trabalha e respira educação e tecnologia todos os dias a mais de 10 anos, e estar num lugar daqueles é um sonho que espero sinceramente ver repetido em todos os municípios do estado. Não digo todas as escolas serem como o do NAVE, mas pelo menos uma escola daquela em todos os municípios do estado.

Mas voltando ao projeto do Educopédia, que é um projeto do Subsecretário de Projetos Estratégicos Rafael Parente, fiquei encantado com o método de seleção utilizado pela equipe da UFRJ e do Instituto Oi Futuro, através da Organização Oi Tonomundo, pois foge do tradicional exame de currículo e parte para o que cada um realmente pode fazer. No método proposto por eles efetivamente poderá se avaliar o que cada um tem para dar ao projeto Educopédia. Além de ter tido a sorte de ficar em dois grupos (especialista e grupo de trabalho 1) muito legais, mas gostaria especialmente de agradecer as professoras Renata e Lenita que foram fantásticas nas contribuições e minha nota para elas é 10.
A minha felicidade ficou ainda mais completa, pois tive a oportunidade de encontrar dois queridos amigos virtuais, que neste final de semana se materializaram em carne e osso, deixando de serem apenas bits na imensidão da internet. Espero poder contribuir bastante para o projeto, mas mesmo que não fique no grupo final vou torcer pelo projeto, pois ele é muito bom e vai acrescentar e contribuir bastante a educação do município do Rio de Janeiro.

Sinceramente espero que ideias inovadoras e libertarias sejam mais constantes na educação brasileira. E como diz uma frase de um dos cartazes lá do NAVE que profetiza: “É uma nova era de linguagens que está sendo escrita, um Big Bang de novas informações. Por isso, é preciso inovar. Ser criativo.

Viva o novo.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

9 comentários:

Unknown disse...

Viva!!! Obrigado, amigo, pela crença, pela energia positiva, pela parceria e pelo entusiasmo!

Maíra Pimentel disse...

Oi!
O Rafael Parente encaminhou o link e qual não foi minha supresa ao ler um texto leve falando sobre as nossas crenças e trabalho objetivo pra fazer diferente e cada vez melhor a educação no Rio de Janeiro! Que as metodologias e práticas que estão sendo investigadas por todos nós influenciem politicas e contribuam, de verdade, para alterar a realidade da educação brasileira. Acreditamos nisso!
Abs,
Maíra Pimentel
equipe Oi Futuro

Robson Freire disse...

Caros Rafael Parente e Maíra Pimentel

Que imenso prazer estar recebendo vocês aqui no Caldeirão de Ideias. Mas gostaria que houvessem mais pessoas como vocês que não tem medo de inovar, ou pelo menos tentar algo diferente.

A mesmice esta matando a educação e ações como a de vocês pode ser sim um divisor de aguas na educação.

Como bem disse uma professora no segundo dia: "Tomara que ele (Rafael) continue assim, não se deixe impregnar com o ranço que impera."

Abraços e sigam firme em suas convicções

Abraços

Robson Freire

j disse...

Estive lá e posso dizer que o entusiasmo, vontade e competência foram enormes! Um projeto novo com gente com força e conhecimento para levá-lo à frente. E no próximo fim de semana tem mais!

Alessandra disse...

Querido Professor,
saiba que, de verdade, para nós da equipe Oi Tonomundo (Oi Futuro e parceiros da UFRJ) é um PREVILÉGIO viver para conhecer e, quiçá, trabalhar com você e outros professores incríveis no Educopédia.
Espero que você descubra conosco que a nossa turma é muito maior do que imaginamos... O que nos falta é mobilização, organização e colaboração para transformarmos a educação brasileira que sonhamos em realidade. Neste ponto, pode escrever: o Oi Futuro está aí pra isto! Mover céus e terras Brasil à fora pelo desenvolvimento do país.

Amei seu blog!

Abraço forte,
Ale Moura
(Coordenação Oi Tonomundo, Oi Futuro)

Fátima Campilho disse...

Grata pelo "querido amigo".
Já devia estar cansada porque saí de olhos fechados!
Post perfeito.
Abraços

Paula Santos disse...

Estou ansiosa para dar continuidade ao nosso trabalho no próximo sábado!
Achei fantástica a interação e a vontade de aprender coisas novas de todos nós professores.
Esse projeto vai bombar!
#educopédiabombando

Escola Municipal Renato Leite disse...

Que bom sentir a vibração da equipe de professores!

Você conhece nosso blog? Também incluí uma postagem sobre o primeiro final de semana do Educopédia.

www.projestrategicos.blogspot.com

Abraços e até amanhã!

Simone Pereira disse...

Maravilhoso participar de um projeto como esse tão inovador. Melhor do que ser selecionada foi a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, parceiras e humanas como você Robson Freire e a Rita Coutinho.Adorei nosso grupo! Se pudesse votava em todos pra primeiros!
Aproveito para parabenizá-lo pelo blog!
Abraços
Simone Vieira