1 de nov. de 2009

22 maneiras para usar o Twitter na sala de aula

Para quem precisa de inspiração para usar o Twitter como recurso educacional vai gostar dessa apresentação "Twenty-Two Interesting Ways* to use Twitter in the Classroom" . Aos poucos o Twitter que parecia ser uma ferramenta tola começa a mostrar utilidade no processo na disseminação de informação no ciberespaço.

Para tirar o máximo de proveito do Twitter é importante ter uma boa ferramenta para postar e acompanhar os posts de sua rede. Eu aconselho as seguintes ferramentas:

Twitter Fox - É uma extensão para o navegador Firefox que permite a postagem e o acompanhamento dos posts de sua rede a partir do próprio navegador.


Spaz - Este é como se fosse a versão do MSN para o Twitter. Muito bacana! Funciona independente de navegador e roda em qualquer sistema operacional.



Twitter Deck
- Este é o mais rico em recursos. Possui várias funcionalidades, como criação de grupos, favoritos, conexão com o Facebook, dentre outras. Para quem quer uma coisa mais simples pode se sentir um pouco perdido no começo, mas é uma excelente opção para aqueles que desejam tirar o máximo do Twitter.


Eu tenho os 3 instalados, mas uso mais o Twitter Fox e o Spaz.

Obs.: recomendo o blog do @tombarrett http://edte.ch/blog/interesting-ways/ que esta cheio de material interessante sobre educação e como usa-lo

Fonte: http://webparaeducadores.blogspot.com/2009/04/22-maneiras-para-usar-o-twitter-na-sala.html

Um comentário:

Alfabetização em Foco disse...

Vou aprendendo a twitar aqui, com as dicas do caldeirão. Foi lendo um post sobre essa nova onda que consegui ingressar no twiter, mas ainda não entendo uma porção de coisas... estou aprendendo... mas já consegui postar, criar minha rede, seguir algumas pessoas, inclusive você, tá faltando aprender o principal, a interagir nessa ferramenta, ainda tenho dúvidas... não desisto, continuarei lendo e aprendendo.

Parabéns pelas postagens no blog.

Abraçuuus..

lenira