29 de jul. de 2009

Bullying - Precisamos Discutir

Olá Amigos

Assistindo ontem ao programa Profissão Reporter com o jornalista Caco Barcelos fiquei muito preocupado com a banalização da violência e principalmente do valor a vida. Foram tantos motivos fúteis apresentados para que a vida humana fosse ceifada de forma tão drástica.




Os motivos e explicações para o problema sempre são extensos e complexos e tem como inicio de tudo a vida na escola. O Bullying vem crescendo nas escolas de forma assustadora nas escolas. Para quem não sabe o que é, aqui vai uma definição do termo:

"Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um quidam (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro quidam (ou grupo de indivíduos) incapaz/es de se proteger. A vocábulo "Bully" significa "valentão", o responsável das agressões. A vítima, ou mira, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma."

Mesmo em escolas onde o nível social é mais alto os casos são até mais violentos e constantes. Minha filha com 10 anos em uma escola particular viu seu coleguinha sofrer com Bullying. Expliquei a ela que rindo do amigo ou colega ela contribui para que aquilo se repita. Enfim devemos mostrar aos nossos alunos que tal ação pode levar uma pessoa ao desespero e por fim a cometer atos que podem ter consequências inimagimáveis.

Por indicação via Twitter do professor Jarbas Novelino do Boteco Escola conheci a musica Don't Laugh At Me do Mark Wills. Ele fez uma postagem intitulada Bullying: uma música onde há dois clipes da musica. A musica é lindíssima e a letra então nem se fala. Além da musica há dois bons materiais para se trabalhar com o tema Bullying que são os filmes Garota Fora de Jogo e Bang Bang Você Morreu e o roteiro do filme para ser encenado na escola.

image

[Retroceder.jpg]

Um outro blog que recomendo é o da professora Gládis Leal dos Santos do Palavra Aberta que faz um trabalho maravilhoso sobre bullying com seus alunos. Por isso devemos debater, discutir e principalmente levar luz e conhecimento aos jovens para que no futuro não tenhamos mais tantos casos de violência entre os jovens.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

5 comentários:

Unknown disse...

Amigo, vou postar no meu Blog, muito bom.

E.M.Profª Maria Ana Moreira disse...

Estou engatinhando em blog, e gostaria de parabenizar o Caldeirão acho muito bom. Vou divulgá-lo agora com o banner.

Jarbas disse...

Caro Robson,

Em cooperação com meus alunos, acabei descobrindo um ótimo filme para abordar bullying no ensino fundamental: Shrek. Escrevi um subsídio para educadores que queiram utilizar o citado filme em conversas a respeito de diferenças. Se quiser ver tal texto, busque-o no Boteco Escola na página "008. Subsídio sobre ética".
Abraço grande, Jarbas.

MODERADOR disse...

NOssa essa música mata mesmo...
cara chorei muito....sou prof. e vou colocar esse video em meu blog da escola.

Cristian disse...

Eu acho que é necessário para este problema há uma discussão nacional dos nossos líderes, vou ultimamente sobre salas de aulas de inglês e isso felizmente não é esperar que continue assim e não há nenhum problema.