1 de mar. de 2009

Aprender a Aprender

Luchini Tiago

"Aprender? Certamente mas, primeiro, viver e aprender pela vida, na vida." John Dewey

Este é o tema que tem me assombrado estes últimos dias: “como aprender a aprender?” Sei que a frase soa ridiculamente mas está aí uma habilidade que não é treinada nas escolas. Em toda minha carreira acadêmica, ninguém nunca parou para me ensinar como eu deveria aprender.

Nossos currículos estão cheios de matérias que vão sendo lancadas pelos professores para que os alunos pesquem uma coisa ou outra. Na prática, devido à estrutura do sistema, resolvemos decorar de forma apressada (ou colar num pedaço de papel) toda aquela série bizarra de coisas aparentemente inúteis que nos foi jogada e cospí-las de volta na hora da prova.

Assim como o papel da cola é jogado fora depois da prova, tudo aquilo que decoramos também é jogado na lata de lixo mais próxima dentro dos 5 minutos que se sucedem após a prova. Você provavelmente se recorda de alguma situação onde não lembrava como resolveu determinada questão da prova - que eventualmente acabou de fazer, diga-se de passagem.

O problema é que não aprendemos. Vamos virando máquinas para processar um conteúdo e cospí-lo de forma relativamente processada na outra ponta. Infelizmente, no caminho do processamento, pouco ou nada agregamos de pensamento crítico ao conteúdo sendo processado.

Percebi essa dificuldade enquanto estudante e depois mais contundentemente como professor Universitário.

Certa feita um professor distribuiu uma série de textos e pediu que os alunos lessem e indicassem os pontos que não concordavam com o texto. Foi um desafio gigantesco para a maioria dos alunos pois o mestre não queria um simples resumo do texto; ele não queria que os alunos lessem e depois cuspissem o mesmo texto com outras palavras. Isso é fácil! Ele queria que os alunos entendessem o texto (o que é totalmente diferente de ler) e depois pudessem concatenar uma série de outros conceitos e experiências pessoais para poder realizar - de modo crítico - uma lista dos pontos com os quais não concordava com o texto.

Como professor fiz um teste de interpretação curioso. Realizei um exame com 2 questões cada qual com um tema - A e B - e pedi que utilizassem respectivamente duas abordagens treinadas em aula - X e Y. As respostas corretas seriam aquelas onde A fosse discorrido com o uso de X e B fosse discorrido com o uso de Y (algo como AX e BY). No exame seguinte eu apliquei exatamente as mesmas questões - A e B - só que inverti as abordagens: pedi que discorressem com o uso de Y e X (ou AY e BX ao invés de AX e BY).

Embora as respostas precisassem ser totalmente diferentes, grande parte dos alunos concluiu que eu era algum idiota retardado e estava aplicando a mesma prova duas vezes. Não foram capazes de interpretar o que estava escrito e terem um mínimo de visão crítica.

Precisamos aprender a aprender.

Fonte: http://oprofessor.wordpress.com/2007/10/04/aprender-a-aprender/

4 comentários:

Adriane disse...

Muito interessante!
Publiquei um post no meu blog sobre isso, dando continuidade e puxando para uma outra discussão que eu vinha traçando: o aprender a aprender na formação de professores!
http://reflexaodeprofessores.blogspot.com/2009/03/formacao-de-professores-deve-ser.html

Anônimo disse...

Robson

Você tem razão. Existe muito pouco material sobre as formas do aprender a aprender e sobre o seu ensino.

Senti esse problema no desenvolvimento de um Programa de Aprendizagem Rural, em que Aprender a Aprender era uma das oficinas previstas.

Em http://faespsenar.com.br/cart/jovem_aprendiz/Aprender%20a%20Aprender-aprendiz.pdf, você poderá ver como nos saímos enfrentando o desafio.

Gostaria de saber a sua opinião sobre a oficina que desenvolvemos.

Abraços

José Antonio Küller

Noé disse...

Olá,
Publiquei esta foto, e citei seu blog, no http://consiliencia.blogspot.com/2010/01/aprender-1.html

Jogos disse...

Muito bom !!! rsrsrs

Jogos Online