19 de fev. de 2009

Ele Chegou - Linux Educacional 3.0

Olá Amigos

O MEC acaba de lançar a versão 3.0 do sistema operacional Linux Educacional. Este é baseado na distribuição KUbuntu 8.04 e traz diversas novidades em relação a distribuição anterior. Podemos destacar além das atualizações de software: o novo Desktop, EduBar, Ferramenta de Busca, Repositório Debian de Conteúdos e o Live-CD.

Confira algumas das novidades do Linux Educacional 3.0

Desktop:

Veja como ficou a Área de Trabalho da versão 3.0 do Linux Educacional:

area de trabalho le

EduBar

Nesta versão do Linux Educacional foi desenvolvida uma aplicação java de nome Edubar, cujo o objetivo é facilitar o acesso aos conteúdos educacionais. A aplicação abre uma barra localizada na parte superior da Área de Trabalho, composta por cinco botões, dentre eles o botão Domínio Público e o TV Escola.

EduBar

Ferramenta de Busca

Para facilitar ainda mais o acesso aos Conteúdos Educacionais, também se desenvolveu uma Ferramenta de Busca dos conteúdos. Ao clicar no botão Domínio Público ou no botão TV Escola da Edubar, a ferramenta de busca (FBEdu) será aberta, sendo possível pesquisar os conteúdos por tipo de Mídia (Texto, Som, Imagem e Vídeo), por Categoria (Ensino Médio, Salto para o Futuro, História, Língua Portuguesa, Educação Especial, Escola/Educação, Ciências, Ética, Matemática, Literatura, Geografia, Pluralidade Cultural, Arte, Saúde, Educação Física, Literatura Infantil, Recortes, Artes, Filosofia, Biologia Geral, Psicologia, Literatura de Cordel, Hinos, Teologia) por Autor e por Título.

Estes conteúdos não estão disponíveis no CD de instalação do Linux Educacional, uma vez que o conteúdo completo tem aproximadamente 20 GB de tamanho. Para facilitar o acesso a estes conteúdos criamos um repositório Debian, descrito no ítem a seguir.

Ferramenta de busca

Repositório Debian de Conteúdos

Um repositório Debian é um conjunto de pacotes disponível em um endereço da Internet. Para baixar estes pacotes será necessário um gerenciador de pacotes. No Linux Educacional, utilizamos o "Adept". Neste repositório temos 2583 Obras do Portal Domínio Público e 508 Vídeos da TV Escola. Também disponibilizamos uma solução de xadrez (Xadrez-Livre), Hinos, e papéis de parede com temas diversos.

Em brevAlinhar ao centroe disponibilizaremos um manual de utilização do Repositório de Conteúdos e de utilização da ferramenta de busca (FBEdu).

Live-CD

Este recurso permite que o Linux Educacional seja utilizado direto do CD, sem necessidade de instalação em disco.

Agora mais algumas imagens do Linux Educacional 3.0

teladelogin

Tela de Login

Inicializando o Linux Educacional 3.0

Inicializando o Linux Educacional 3.0

Menu Iniciar

Menu Iniciar

BrOffice.org Writer 2.4

BrOffice.org Writer 2.4

BrOffice.org Writer 2.4

BrOffice.org Writer 2.4



Mais Informações:

Download:

Fóruns:


Fontes: http://rafaelnink.com/blog/2009/02/11/linux-educacional-30/ e http://www.webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/index.php

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá
Indiquei vc para receber um selo
http://alquimistascom.blogspot.com/2009/02/olha-que-blog-maneiro.html
Abraços