10 de fev. de 2009

Dia da Internet Segura 2009


Olá Amigos

Hoje é o Dia da Internet Segura e neste dia varias ações para manter a internet segura para os pequenos e também por que não dizer, os adultos . Os mesmos cuidados que temos em qualquer situação envolvendo nossos filhos e alunos diante da televisão onde são mostradas imagens ofensivas ou violentas, games violentos ou impróprios, pessoas ou grupos que apóiem ou divulguem a violência, a discriminação ou segregação racial, sexual ou religiosa devem ser os mesmos. O Dia da Internet Segura 2009 Brasil é um dia para promover o uso responsável da Internet no Brasil. Dicas de como usar a Internet com consciência, desenhos para colorir, vídeos e animações para comentar estão programados o dia todo hoje.

Apresentação do Dia da Internet Segura - Brasil - 2009

O Dia da Internet Segura (“Safer Internet Day”) é uma iniciativa anual da INSAFE, rede de organizações patrocinada pelo programa Safer Internet Plus, da Comissão Européia. O objetivo geral da rede e da data é promover o uso ético e seguro da Internet e outras tecnologias, por meio da difusão de informações, recursos e guias de boas práticas.

Em 2008, 56 países participaram do evento. Neste ano, no dia 10 de fevereiro, ocorrerão atividades educativas e de prevenção em 65 países.

No Brasil, a organização do evento está sob a responsabilidade da SaferNet Brasil e do Ministério Público Federal, os quais vêm buscando outras instituições interessadas em participar da rede, por meio do desenvolvimento de atividades de prevenção e da divulgação de informações.

A proposta do evento é a responsabilidade compartilhada entre governos, educadores, pais, ONGs, veículos de mídia, indústria e outros atores relevantes na proteção dos direitos dos cidadãos no que se refere ao uso das novas tecnologias. Os organizadores acreditam que a parceria entre esses atores é fundamental para garantir o uso positivo dessas novas tecnologias, bem como reduzir os riscos decorrentes de comportamentos perigosos ou abusivos.

Objetivo

Envolver os diferentes atores institucionais, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro e responsável das novas tecnologias de informação, especialmente por crianças e adolescentes. O dia 10 de fevereiro concentrará o maior números de atividades e será também uma oportunidade para a formação e consolidação de parcerias em torno do tema.

Atividades propostas para o Dia da Internet Segura:
  • Campanhas de conscientização na mídia (inserção do tema na programação regular, produção e veiculação de campanhas informativas, anúncios, websites, comunidades, blogs).‏
  • Concursos e games envolvendo crianças
  • Seminários com pesquisadores, provedores, pais e jovens
  • Coletivas de imprensas
  • Gincanas em escolas
  • Chats com especialistas
Participe! Confira as atividades já confirmadas.

Agora assistam aos vídeos feitos para divulgar o evento. Alem desses há um canal próprio no You Tube (http://www.youtube.com/diainternetsegura) onde há mais vídeos sobre o dia.




Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Um comentário:

esteblogminharua disse...

Oi, Robson. Parabéns pela postagem, companheiro. Muito boa, ilustrativa e com um conteudo significativo.
Ah! E obrigado por ser um seguidor de meu blog. É uma honra.
Abracos amazonicos, Franz