29 de nov. de 2008

Projeto Cinema no Caldeirão - 29/11

Olá Amigos

O Filme de hoje no Projeto Cinema no Caldeirão é Os Miseráveis baseado na obra de Vitor Hugo. A indicação é da Professora Conceição de Maria Lima Rosa Guimarães, que trabalhou esse filme junto as suas turmas de EJA. Ela mantem um blog chamado Cultura na Escola que recomendo a visita.

O livro é uma das principais obras escritas pelo francês Victor Hugo no século XIX, também autor de “Os Trabalhadores do Mar” e “O Corcunda de Notre Dame” entre outras obras, que narra a situação política e social francesa no período da Insurreição Democrática em 5 de junho de 1832 através da história de Jean Valjean.

O livro tanto quanto o filme são fantásticos, que mostram um período turbulento na Europa, especialmente na França. O filme tem um elenco maravilhoso e ancorado por um roteiro muito bem escrito então nem se fala. A parte técnica do filme como fotografia e figurino merecem um destaque pelo trabalho fiel de recomposição. Como todo clássico deve ser o filme é perfeito.

Espero receber mais indicações para postar aqui no Caldeirão de Idéias, que sempre será um espaço aberto ao debate e sempre voltado ao coletivo.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: