24 de nov. de 2008

Mostra 'Olhares', sobre exploração sexual, se espalha pela cidade

RIO - Entre os dias 24 e 28 de novembro acontece a mostra "Olhares", com o objetivo de aproximar a população carioca do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, no Riocentro. A proposta é conscientizar a população e incentivar a denúncia. O tema será analisado e discutido ao longo da semana, com a participação de cineastas, roteiristas, estudiosos do assunto e ONGs.

Os filmes selecionados serão exibidos no Odeon, no Espaço de Cinema, na Laura Alvim e no Ponto Cine, com entrada gratuita. Na abertura (24.11), às 20h30m, no Odeon, haverá a pré-estréia, para convidados, do documentário "Cinderelas, lobos e um príncipe encantado", de Joel Zito.

Serão exibidos sete longas, além de curtas de diferentes nacionalidades. Um fórum de debates ocorrerá no Ponto Cine, e um caminhão-cinema da Petrobras ficará estacionado no Riocentro para que os participantes do Congresso também possam assistir aos filmes selecionados.

Confira abaixo a seleção de filmes e suas sinopses:

"Desaparecidos" (Trade): Dos bairros pobres da cidade do México até um secreto leilão de escravos sexuais na internet, Ray e Jorge tentam desesperadamente encontrar Adriana, 13 anos, irmã de Jorge, seqüestrada por traficantes sexuais, antes que ela seja vendida e desapareça para sempre nesse submundo de onde poucas vítimas retornam.

"Lilya para sempre" (Lilya 4-ever): Garota de 16 anos é abandonada pela mãe que vai viver com o namorado nos EUA. Lilya é convidada pelo namorado para morar na Suécia e vê na viagem a chance para mudar de vida. Mas acaba sendo enganada pelo namorado e vendida para uma rede de prostituição.

"Na captura dos Friedmans" (Capturing the Friedmans): Os Friedman parecem uma família típica: o pai é um professor premiado, a esposa, dona-de-casa, e juntos criam 3 filhos numa cidadezinha de Long Island. No feriado de Ação de Graças, a família é surpreendida enquanto se preparam para jantar. A polícia invade a casa vasculhando tudo. O pai e o filho mais velho são presos acusados de pedofilia. Começa então uma investigação perturbadora para toda a comunidade.

"Nascidos em bordéis" (Born into brothels): Mostra a vida de crianças do bairro da Luz Vermelha em Calcutá, Índia. Os documentaristas procuram essas crianças e as presenteiam com câmeras pedindo que elas façam retratos de tudo o que lhes chama à atenção. Os resultados são emocionantes e enquanto as crianças vão descobrindo essa nova forma de expressão, os cineastas lutam para mostrar a elas que existe mais do que seguir na vida de prostituição e miséria.

"Por trás da fé" (Our fathers): As estruturas da Igreja Católica parecem cada vez mais frágeis com as sucessivas denúncias de abusos. Com a entrada da imprensa em um processo aberto por duas vítimas que não conseguem apagar da memória os abusos sofridos na infância, a rivalidade entre a Igreja e a Justiça torna-se uma calorosa disputa pelo poder. Vitimas, advogados e instituições estão com ânimos à flor da pele. E em meio a isso tudo, uma mãe desesperada clama por justiça.

"Anjos do Sol": Maria é comprada num leilão de meninas virgens e enviada para um prostíbulo localizado numa pequena cidade vizinha a um garimpo na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, Maria consegue fugir e atravessa o Brasil na carona de um caminhão.

"Baixio das bestas": Menina de 13 anos explorada pelo avô, um moralista ambíguo, que em tudo vê falta de autoridade, mas ganha dinheiro explorando a sexualidade da neta. O filme também retoma o universo das usinas de cana-de-açúcar envolto em exploração não só em relações de trabalho.

"Canto de cicatriz": Cercada por pactos de silêncio, a violência sexual contra meninas é mostrada sem tabus, a partir de depoimentos de vítimas, especialistas, enquetes, filmes de ficção e dos versos do escritor e psiquiatra infantil Celso Gutfreind.

"Cinderelas, lobos e um príncipe encantado": Viajando pelo Brasil e também pela Europa, na Itália e Alemanha, o diretor discute o sonho de várias mulheres brasileiras de encontrar um marido europeu. Muitas delas imigram, tornam-se dançarinas em shows de samba ou ritmos ligados ao Brasil. Sem estudo ou formação profissional, algumas se transformam, ainda, em prostitutas e raramente realizam o sonho. Entretanto, no filme, também há finais felizes.

"Deserto feliz": Jéssica mora em Deserto Feliz no sertão nordestino. Violentada pelo padrasto sob o olhar silencioso e cúmplice da mãe, a menina foge para Recife para salvar-se de sua própria destruição. Ao chegar à cidade grande, cai nas armadilhas do turismo sexual e se depara com algo inesperado: o afeto nos braços de um turista alemão.

"Filhos da dor": Abuso e exploração sexual são os temas centrais do filme, desenvolvido a partir do depoimento fictício da prostituta Sheila. Quando menina, depois de violentada em casa, ela é obrigada a fugir e entrar no mundo da prostituição. O filme é recheado de depoimentos de agressores, vítimas e profissionais ligados à questão, mostrando como esse doloroso processo vem acontecendo em nossa sociedade e todos os males aí implicados.

1ª Mostra Internacional de Cinema - Olhares sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes @ Odeon BR. Abertura com "Cinderelas, lobos e um príncipe encantado". Segunda-feira (24.11). 20h30m

25.11

"Anjos do Sol" @ Odeon. 15h

"Nascidos em bordéis" @ Espaço de Cinema. 20h

"Na captura dos Friedmans" @ Estação Laura Alvim. 19h

"Cinderelas, lobos e um príncipe encantado" @ Ponto Cine. 14h

"Lilya para sempre" @ Ponto Cine. 18h

26.11

"Deserto feliz" @ Odeon. 15h

"Nascido em bordéis" @ Odeon. 21h

"Anjos do Sol" @ Espaço de Cinema. 20h

"Lilya para sempre" @ Laura Alvim. 19h

"Canto de cicatriz" / "Baixio das bestas". Ponto Cine. 14h

"Desaparecidos". Ponto Cine. 18h

27.11

"Cinderelas, lobos e um príncipe encantado" @ Odeon. 15h

"Desaparecidos" @ Espaço de Cinema. 20h

"Baixio das bestas" @ Laura Alvim. 19h

"Deserto feliz" @ Ponto Cine. 14h

"Filhos da dor" / "Nascidos em bordéis" @ Ponto Cine. 18h

28.11

"Anjos do sol" @ Ponto Cine. 14h

"Por trás da fé" @ Ponto Cine. 18h

Fonte: http://oglobo.globo.com/cultura/rioshow/mat/2008/11/23/mostra_olhares_sobre_exploracao_sexual_se_espalha_pela_cidade-586518880.asp

Um comentário:

Roseli Venancio Pedroso disse...

Olá Robson! Passei para agradecer sua visita no Bibliotequices & Afins e pelas palavras carinhosas. Obrigada mesmo! Aproveito pra dizer que seu blog está "bombando" de bom! Dei uma lida nos filmes e realmente são muito bons. Parabéns. A propósito, já que gosta de cinema, já conhece o http://salasdecinemadesaopaulo.blogspot.com ? É de um amigo meu e vale a pena conhecer.
Abração!