16 de out. de 2008

A História das Coisas: um vídeo para entender o mundo em que vivemos

Olá Amigos

Por indicação do meu amigo José Antônio Klaes Roig, editor do Letra Viva do Roig assisti a 2 vídeos maravilhosos intitulado A História das Coisas (The Story of Stuff), de Annie Leonard, que está dividido em duas partes abaixo.


Cap. 1-4


Cap. 5-7



Versão dublada

Os vídeos são muito bons para se conhecer melhor como funciona a engrenagem do mundo em que vivemos, pós-Segunda Guerra Mundial e de como estamos produzindo, consumindo e destruindo de forma voraz o nosso planeta. Uma dos temas que eu e o José Roig temos abordado em nossas conversas, e que tem deixado a ele e a mim preocupados é com o lixo tecnológico.

Eu mesmo quase "pari um porco espinho" para descartar corretamente um celular velho que estava à anos habitando o fundo de uma gaveta. Nenhuma operadora ou loja queria ficar com o ele pois eles disseram que eu podia joga-lo no lixo "sem problemas". Depois de muito reclamar a operadora Claro se prontificou a descarta-lo corretamente.

Nesses tempos de pouca informação sobre o destino do lixo tecnológico o vídeo "A História das Coisas" como diz o José Roig "é um vídeo imperdível, necessário, contundente, didático, entre outras coisas, que merece ser repassado a professores e alunos, para uma reflexão sobre nossos padrões de consumo e o consumismo que nos fazem ser consumidores antes que cidadãos, pelo mundo afora.". A postagem original do José Roig esta disponível no Letra Viva do Roig.

Abraços e Bom vídeo

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: