12 de out. de 2008

Feliz Dia das Crianças


Olá Amigos

Hoje se comemora, na minha opinião a data mais legal de todas, o Dia das Crianças. Apesar de achar que Dia das Crianças é todo dia, mas ter um dia especifico para isso é muito bom. Tirando a onda de consumismo que envolve a data hoje em dia, hoje é um dia para curtir seus filhos e aproveitar para virar criança novamente exatamente como fez o meu amigo José Antônio Klaes Roig do Letra Viva do Roig com o seu filhote jogando Jogo da Memória, que alias rendeu duas postagens bem legais.

Rolar na grama, se sujar de lama, soltar pipa, jogar bola, fazer comidinha, trocar roupa de boneca, puxar carrinho, ver um filme junto, ir ao teatro, jogar videogame junto, contar uma historia ou simplesmente passear na pracinha do bairro, enfim curtir um dia especial junto ao seu filho. Na sociedade moderna em que vivemos tempo é uma coisa muito rica e imperdível, mas viver um dia sem hora e sem compromissos junto aos nossos filho é algo simplesmente maravilhoso ou como diz o anuncio "não tem preço".

Por isso o Caldeirão de Idéias montou uma programação bem legal para você poder fazer junto ao seu filho neste dia tão especial.

Como Dia das Crianças sem poesia não é Dia das Criança postamos abaixo 3 poesias para você ler junto com os seus filhos pois afinal poesia é um sonho para qualquer criança. Postamos também um filme para você assistir junto com eles. O filme é o "Menino Maluquinho" do Ziraldo maravilhosamente levado para as telas pelo Helvécio Ratton, o roteiro foi preparado pelo Profº João Luís de Almeida Machado do Planeta Educação e uma reportagem explicando como surgiu o Dia das Crianças, para que você explique aos seus filhos o real motivo da data, o valor sentimental da data e não o seu lado consumista.

Assim como devemos cuidar do nosso planeta, reduzindo o consumo, reciclando materiais e nosso lixo, economizando água, reduzindo a emissão de CO² e plantando mais arvores, cuidar de nossas crianças dando a elas uma educação de qualidade, muito amor, ensinando os valores éticos e a importância da igualdade fará do mundo um lugar melhor para se viver.

Nos blogs Educar Já da Cybele Meyer e Jogos, Brincadeiras e Dinâmicas você tem varias atividades e opções de dinâmicas para fazer com seus alunos e filhos, afinal nada melhor do que juntar o útil ao agradável.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Um comentário:

cybelemeyer.blogspot.com disse...

Olá Robson,

Parabéns pelas dicas e lhe agradeço muito a indicação do Educar Já!
Quando eu era criança adorava recitar Olavo Bilac. Entre algumas poesias especiais, esta era a minha preferida, que agora compartilho com você lhe desejando um Feliz Dia da Criança (aquela que habita em todos nós)

A boneca

Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.

Dizia a primeira: "É minha!"
— "É minha!" a outra gritava;
E nenhuma se continha,
Nem a boneca largava.

Quem mais sofria (coitada!)
Era a boneca. Já tinha
Toda a roupa estraçalhada,
E amarrotada a carinha.

Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.

E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca . . .

beijinhos