30 de ago. de 2008

Dicas para colaboração online: Os quatro elementos da colaboração

Você já deve ter participado de algum projeto ou atividade, em que os integrantes do projeto esperavam que a colaboração entre os integrantes fosse uma coisa natural. Quase como sendo uma coisa obrigatória em se tratando de projetos que envolvem principalmente ambientes virtuais. Mas não é assim que as coisas acontecem, para que a colaboração entre pessoas aconteça precisamos de alguns elementos na equipe. Na verdade esses elementos podem ser traduzidos como posturas das pessoas.

Office team

Caso um desses elementos não esteja presente na equipe, a colaboração dentro do seu projeto pode não acontecer. Então se você precisa organizar uma equipe para um projeto de colaboração online, pode usar esses quatro elementos como ponto de partida, para selecionar as pessoas.

  • Velocidade: Esse elemento é comum as pessoas apressadas. Elas têm um papel fundamental na realização de tarefas que demandem pouco tempo.
  • Questionamento: Aqui temos um tipo de comportamento muito importante na colaboração, sem nenhum tipo de questionamento sobre regras, prazos ou metodologia. O processo acaba se tornando uma linha de montagem, sem nenhum tipo de inovação. As pessoas que questionam os padrões abrem espaço para o diálogo. Sem diálogo, não há colaboração.
  • Disciplina: Depois de todo e qualquer questionamento, as discussões acabam resultando em alguma conclusão. Para que o projeto possa continuar, as pessoas precisam de disciplina para seguir as decisões tomadas. Mesmo que não sejam todos, mas alguém na equipe precisa se encarregar das regras e que elas sejam cumpridas.
  • Reflexão: Apesar de todo o processo estar em andamento, alguém na equipe precisa ser capaz de parar um pouco e pensar no futuro. As ações da equipe dependem de algum fator externo? Se esse fator não for concretizado? O que fazer?

Esses são os quatro elementos necessários para a colaboração, claro que eles não precisam estar presentes nas equipes 100% do tempo. Mas em períodos alternados é muito importante que eles estejam presentes, em pelo menos 1 participante.

Então agora você já sabe, quando uma equipe precisar obrigatoriamente colaborar online, escolha pessoas que apresentem no mínimo essas características, para compor a equipe. Assim será mais fácil que a colaboração aconteça.

Fonte: Bumble Bee e Colaborativo.org

Nenhum comentário: