31 de ago. de 2008

Como aplicar Wikis no processo colaborativo?

Uma das maneiras mais simples de iniciar projetos colaborativos é com a utilização de Blogs. Mas, se o objetivo é realmente partir para a construção coletiva de conhecimento, a melhor solução é utilizar uma Wiki. Mas o que é uma Wiki? Você já deve ter visto o termo em vários locais, mas nunca utilizou ou pensou em aplicar uma Wiki no seu cotidiano. Pois uma Wiki é semelhante a um Web Site, só que todo o conteúdo desse ambiente é adicionado e editado pelos usuários. Essa é a essência da colaboração, várias pessoas colaborando para construir um documento único.

As aplicações das Wikis são muitas, variando do ambiente acadêmico até o coorporativo. Dentro de uma empresa, uma Wiki pode ser aplicada dentro dos setores e departamentos, para documentar processos ou registrar idéias para um novo projeto. Tudo isso com a participação dos funcionários e colaboradores.

Para os ambientes acadêmicos os benefícios são ainda maiores, já que os trabalhos em equipe podem ser desenvolvidos a distância e com resultados imediatos. Hoje o que mais vejo são estudantes coordenando as suas atividades via e-mail, isso também é uma prática comum em ambientes coorporativos. Utilizar e-mail para coordenar atividades e projetos é um método arcaico e que já provou ser ineficiente. Isso acontece porque o acesso as informações no e-mail, ficam restritas ao proprietário da conta de e-mail, ficando difícil compartilhar as informações com os participantes do projeto.

Claro que é preciso haver coordenação em projetos baseados em Wikis, para que não exista nenhum tipo de abuso ou que um usuário distorça as informações adicionadas, como já aconteceu muito na Wikipédia. Apesar dessa necessidade de coordenação, os benefícios em se utilizar essa ferramenta são inegáveis no quesito colaboração. Então para educadores e gerentes de corporações, ao aplicar essa ferramenta em seus respectivos ambientes os participantes estarão em contato com o que há de mais atual em termos de colaboração.

Mas como utilizar? Onde está essa Wiki?

Um aspecto positivo em relação às Wikis é que o seu código fonte é Open Source, então é possível instalar uma Wiki em qualquer servidor que suporte a linguagem PHP. Mas para os profissionais que não tem disponível um servidor de hospedagem, existem serviços gratuitos que oferecem Wikis. Esses são alguns serviços que conheço:

Todos esses sítios oferecem serviços de hospedagem gratuitos de Wikis. Então para as pequenas empresas e educadores que desejam utilizar Wikis nos seus projetos, essas são opções de baixo custo. Além das opções gratuitas, esses sítios oferecem hospedagem paga, com algumas vantagens em relação à quantidade de Wikis e espaço de armazenamento. Para os educadores, ainda existe a opção de utilizar Wikis dentro dos sistemas de gestão para cursos a distância, como o Moodle, que disponibiliza a criação de Wikis internas.

Você ainda está em dúvida sobre o funcionamento das Wikis e as suas vantagens? Pois assista a esse vídeo, produzido pela Common Craft, mostrando como uma atividade relativamente simples como acampar, pode se beneficiar de uma Wiki.

Então agora que você conhece as vantagens sobre as Wikis, o que você acha de começar uma? Faça essa sugestão para os seus colegas de trabalho, seus alunos ou amigos. Essa interação e troca de informações será benéfica para todos!

A inspiração para esse artigo surgiu depois que li essa matéria no elearningweekly.

Por Allan Brito

Fonte: http://www.colaborativo.org/blog/2007/07/03/como-aplicar-wikis-no-processo-colaborativo/

Nenhum comentário: