1 de set de 2008

O Que É Um Blog? Blogs Explicados Por Palavras Simples - Tutorial Vídeo

Um novo e excelente tutorial em vídeo do CommonCraft Show introduz "blogs", para além das suas características únicas e vantagens de publicação on-line para pessoas menos técnicas.

Crédito da imagem: Blogs in Pain English por Lee e Sachi Lefever - CommonCraft Show

É muito provável que já tenha ouvido a palavra "blog" antes e poderá ter uma ideia básica do que é um blog, mas como irá ver, as opiniões podem variar muito e tempo passado a clarificar no que está prestes a embarcar é tempo bem gasto.

A palavra blog é uma contracção de "Web log", uma frase não muito utilizada nestes dias. Na mais simples definição do termo, então, um blog é uma listagem dos seus pensamentos, ideias, links úteis, fotos, vídeos ou as notícias mais recentes.

Este próprio sítio Web é publicado e mantido pelas ferramentas que bloguers "normais" utilizam. De verdade, a Movable Type, a plataforma de publicação de blogs por trás da Master New Media é uma das mais antigas e mais populares ferramentas de bloguing profissional entre os editores on-line.

É por causa disto que nunca deveria ficar preso à ideia estereotipada de um blog ser apenas um diário pessoal onde alguém escreve e partilha os seus interesses com outros. Os blogs podem ser utilizados para publicar tudo, no formato, estilo e frequência que considera serem os melhores para os seus objectivos.

Um blog é apenas a forma mais simples e directa de publicar notícias e informação na Internet sem ser necessário qualquer conhecimento técnico. Esta é a verdadeira característica distintiva dos blogs, para além do seu sistema de comentários característico, feeds RSS e ordem cronológica de publicação invertida.

Mas se isto ainda for pouco claro para si, Lee e Sachi Lefever produziram uma nova lição introdutória, em vídeo, sobre os blogs que provavelmente irá clarificar quaisquer restantes dúvidas que possa ter.

Aqui está:

Blogs em Português Claro:

por Lee e Sachi Lefever

Duração: 3'

Transcrição textual:

Já viu a palavra, viu os sítios Web e poderá até ter um. Mas já alguma vez pensou: Porquê é que os blogs são tão importantes?

Isto é, blogs em português claro.

Para fazer sentido com os blogs, tem que pensar em notícias e quem as faz.

Para ajudar na explicação Iremos confrontar as notícias do séc. XX com as do séc. XXI.

No séc. XX, as notícias eram produzidas profissionalmente. Quando as notícias aconteciam, os repórteres escreviam as histórias e um pequeno grupo de pessoas decidia o que aparecia num jornal ou emissão. As notícias profissionais eram massificadas: gerais e limitadas.

O séc. XXI marcou o ponto onde as notícias se tornaram tanto profissionais e pessoais.

Um novo tipo de sítio Web chamado weblog ou blog surgiu e permitiu que qualquer um fosse repórter e editor - muitas vezes gratuitamente.

À medida que os blogs se popularizaram, criaram milhões de fontes noticiosas e deram a todos uma audiência para a sua própria versão das notícias.

Claro, estamos a utilizar a palavra "notícias" de forma livre. Mas realmente - não é tudo novo para alguém?

Com um blog...

  • O dono de um negócio pode partilhar notícias sobre o seu negócio

  • Uma mãe pode partilhar notícias sobre a sua família
  • Uma estrela noticiosa pode partilhar notícias com fans
Todas estas pessoas são "bloguers".

Como aconteceu isto?

Bem, os blogs tornaram simples a partilha de notícias na Web. Quem tiver uma ideia pode criar um blog com o clicar de um botão e partilhar minutos depois.

Aqui está como os blogs funcionam.

Os blogs são sítios Web que são organizados por entradas de blog - estas são notícias individuais, como notícias num jornal.

Os bloguers simplesmente preenchem um formulário como este para publicar uma nova história.

Com o clicar de um botão, a entrada do blog surge no topo da página Web, logo acima das notícias de ontem. Com o passar do tempo, o blog torna-se uma colecção destas entradas, todas elas arquivadas para referência futura.

Cada entrada do blog pode também tornar-se uma discussão, através dos comentários deixados pelos leitores.

Os blogs são uma estrada de dois sentidos.

Mas na verdade, o interesse não é sobre o que os blogs fazem - aquilo que realmente interessa é o que pessoas como você fazem com eles.

Imaginemos que tem um blog sobre vida selvagem e fotografia exterior. Reflecte a sua perspectiva única. Isto ajuda-o a criar relações com os seus leitores e outros bloguers com interesses similares.

Falando em relações, os bloguers frequentemente trabalham em conjunto.

Para além de comentários, irão ler os blogs uns dos outros, citar-se mutuamente e interligar os blogs. Isto cria comunidades de bloguers que se inspiram e motivam mutuamente.

Quer seja a sua facilidade de utilização ou as oportunidades que criam, os blogs foram adoptados em grande escala.

Desde 2003, criaram-se mais de 70 milhões de blogs, cada um com as suas próprias versões das notícias.

Assim, o mais importante sobre os blogs é o facto de proporcionarem a pessoas como você o poder dos media e criarem um tipo de notícias que apelam a um número crescente de pequenas audiências.

Assim, é consigo - o que irá fazer com este novo poder?

Existe um pequeno grupo de pessoas que querem ouvir o que você tem a dizer.

Pode pesquisar por blogs em:

blogsearch.google.com
technorati.com

Ou começar o seu próprio blog gratuitamente em:

Blogger.com
Wordpress.com

Saiba mais sobre blogs e o que são:

What Is A Blog? Video Remixes Say Lots More Than Words

What Blogs Are: A Collaborative, Open Model For Information Exchange

How To Blog: A Beginner's Blog Publishing Guide

What is a blog?

Originalmente escrito por Lee e Sachi LeFever para o Common Craft Show em 30 de Novembro 2007 Com o título "Blogs in Plain English".

Versões internacionais deste vídeo.

Lee e Sachi Lefever -
Reference: Common Craft Show [ Ler mais ]


Escrito Originalmente por Lee e Sachi Lefever e originalmente publicado em July 20, 2007 para o Common Craft Show com o nome " O Que É Um Blog? Blogs Explicados Por Palavras Simples - Tutorial Vídeo ".

A tradução para o português foi feita por David Leal.

Fonte: http://www.masternewmedia.org/pt/publicacao_independente/publicacao-on-line/o-que-e-um-blog-blogs-explicados-por-palavras-simples-tutorial-video-20071212.htm

Nenhum comentário: