25 de jul. de 2008

StorYBook: Software Livre para Escritores

Olá Amigos

Foi-se o tempo em que a tarefa de escrever era realizada de maneira mecânica. O exército de papéis amassados e sacrificados após inevitáveis erros não pode mais competir com a praticidade da tecla "Delete" e o milagre multiplicatório de funções como "Copiar" e "Colar".

Verifica-se neste recém-entrado século o aposentamento de diversos dispositivos e, entre eles, a clássica máquina de escrever e, a exceção de uma minoria conservadora, praticamente não há quem não escreva usando o computador.


StorYBook é um aplicativo gratuito que oferece um suporte auxiliar para aqueles que escrevem no micro de maneira profissional ou amadora. É destinado principalmente à escritores, novelistas e roteiristas, mas pode ajudar na organização de outros tipos de tarefas.

A visualização do projeto pode ser exibida de forma cronológica, que se assemelha a um calendário, ou em forma de livro, que separa os acontecimentos por capítulos, narrativas ou espaços de tempo.

Para facilitar a lapidação da estrutura da sua história, o programa fornece campos para separar os personagens, tramas coadjuvantes e lugares em que a ação acontece. Desta forma, você pode incluir em cada capítulo os nomes de quem aparece e em que lugares ocorre o desenvolvimento.

Posteriormente, é possível realizar uma procura. Assim, fica mais fácil realizar uma revisão integral de texto e evitar furos ou falta de coesão entre determinadas partes. Qualquer elemento agregado ao projeto (personagem, logradouro ou trama) pode ser explicado resumidamente e conter alguns detalhes que servem como guia.

Na nossa opinião o StorYBook não substitui ferramentas convencionais como o Microsoft Word, até porque não conta com recursos de edição e diagramação. Serve basicamente como um auxiliar de gerenciamento de histórias, sendo útil para manter o fio da meada em histórias compridas ou com vários plots diferentes.

Quem estiver interessado pode baixar aqui o software e aqui um um passo a passo simples . Tem versão para Linux e Windows.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Obs.: A dica de hoje é para o meu amigo José Antônio Klaes Roig editor do blog Letra Viva do Roig que tem o dom de "fazer as palavras falarem".

Um comentário:

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, amigo Robson. Fantástico esse recurso. Vou explorá-lo em seguida. Brigadão pela dica!!! Realmente, como vc comentou no LV, temos o comprmisso, como blogueiros educacionais e educadors por profissão e vocação de divulgar e socializar a informação para que se torne conhecimento a maior quantidade de interessados. Viva a informática educativa!!! Um abração, Zé Roig.