Antes de mais nada, o que são mapas mentais? Os chamados mapas mentais foram criados por um pesquisador australiano, chamado Tony Buzan, para maximizar o potencial criativo do cérebro. Ora, se o objetivo da técnica é potencializar a criatividade e estimular o cérebro, isso tem aplicação na educação. Como funciona? Tudo é baseado em uma espécie de diagrama, construído em volta de uma idéia central. A pessoa interessada no mapa mental posiciona a idéia no centro do papel e começa a puxar ramificações com subcategorias de informações, para organizar as idéias.
Veja um exemplo de um mapa mental:
Já pensou apresentar a ementa de um curso assim? Ou quem sabe os assuntos necessários para ensinar um determinado conteúdo?
Pode parecer utópico, mas isso tem aplicações na área da educação e na criação de material. Quando você está planejando um curso ou apresentação, geralmente acaba tentando colocar os assuntos “no papel” de maneira linear. Com os mapas mentais, podemos visualizar os assuntos e conteúdos de maneira mais ampla. Estou tentando organizar as idéias dos cursos que planejo, usando mapas mentais e o resultado está sendo muito bom.
Quer tentar fazer um? Seria pretensão minha tentar ensinar a técnica completa em apenas um artigo, mas posso passar algumas dicas, retiradas de um vídeo do próprio Tony Buzan:
- Sempre comece com uma folha em branco, em que a idéia principal deve ser posicionada em destaque no centro da folha
- Comece as ramificações, fazendo as linhas com mais espessura e depois vá diminuindo até chegar às extremidades.
- Escreva sobre as ramificações
- Use linhas curvas para as ramificações, elas chamam mais a atenção que linhas retas
- Tente usar o máximo de cores, para segmentar as ramificações. Assim fica mais fácil para visualizar as informações
- Se for possível associe imagens às ramificações do mapa mental, ficará ainda mais fácil de identificar os assuntos.
Uma última recomendação, essa é pessoal, faça os seus mapas mentais no papel! Sim, apesar de ser adepto de tecnologia e tudo mais, fazer esse tipo de ilustração e plano no papel, me pareceu muito mais proveitoso que diagramar tudo no computador.
Para saber mais sobre a técnica, recomendo uma visita ao instituto Buzan, que é o centro de informações sobre esses mapas mentais.
Recomendo e incentivo os colegas professores e profissionais da educação a tentar usar essa metodologia, no design e desenvolvimento de material instrucional. Você verá a melhoria na performance dos seus projetos. Assim que tiver mais informações e exemplos eu publico aqui.
Você pode saber mais nestes links:
http://www.mapasmentais.com.br/modelos/software/software.asp
http://www.smartdraw.com/specials/mind-map-software.htm?id=201468&gclid=CPzYnsHcgZQCFQqdnAodej3tVg
http://www.possibilidades.com.br/recursos/mapas_mentais.asp
Inclusive, existem softwares pagos e gratuitos que facilitam muito a elaboração dos mapas. Alguns destes softwares são até web.
Fonte: http://www.colaborativo.org/blog/2008/06/19/mapas-mentais-para-educacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário