7 de abr. de 2008

Brinquedos Reais e Virtuais


Olá Amigos

Hoje li hoje no Letra Viva do Roig uma postagem intitulada "Convergência tecnológica e educação digital" falando sobre como se pode e deve usar as teconologias na sala de aula.

Lá temos um resumo, bem didático de quais recursos podem e devem ser usados na melhoria da aprendizagem dos alunos.

Mas fico me perguntando se toda essa tecnologia vai afetar a nossa capacidade de humanizar as relações, as vezes tão virtuais que nos fazem quase que responder automaticamente sem pensar.

Sei que não podemos fugir, nem não podemos deixar de usar todos os recursos tecnológicos disponíveis, mas como bem diz meu amigo José Antonio Klaes Roig "Modernas devem ser as idéias e suas práticas libertárias e emancipadoras, e não apenas os equipamentos e máquinas controladores de tudo e de todos..." .

Na postagem abaixo a autora destaca que "Educação e comunicação precisam se integrar e interagir." e que "O virtual deve dar espaço ao real e não sobrepujá-lo." e ela encerra com um maravilhoso "Cabeças pensantes, seres autônomos e não autômatos."

Ela fecha a postagem com um alerta "Por todos estes motivos a tecnologia não deve ser o único brinquedo" e isso me levou de volta num tempo já um pouco distante , onde um guri que chegava da escola, engolia uma comida, passava a mão na pipa e ia brincar. Num tempo onde as amizades eram realmente para sempre e todos eram reais e não virtuais.

Hoje vejo minha filha no computador, no video game e na TV e muito pouco na rua brincando de boneca, pulando amarelinha, brincando de panelinha, pulando corda e penso como ela ia gostar de uma viagem virtual até 1972.

É amigos... quanta saudade, mas sei que não tem volta,. por isso a escola deve sempre ser um lugar mágico, inesquecível.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: