22 de out. de 2007

Olho Vivo

Olá Amigos

Estava lendo a revista A Rede desse mês e nas páginas 20 e 21 há um artigo intitulado "Novo ProInfo foca capacitação" onde segundo o artigo o programa ProInfo vai ser reformulado.

Nada contra isso, pois passados um par de anos o programa precisava de um gás. Agora segundo o artigo o programa agora irá "além de fornecer computadores e infraestrutura de rede para as escolas, vai ampliar e integrar as capacitações dos educadores no uso das tecnologias e de conteúdos digitais, para promover maiores trocas online".

Além disso o MEC também vai abrir mil pólos de ensino técnico a distancia, Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) nos mesmos moldes da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A nova capacitação integrada do ProInfo terá um primeiro módulo presencial com 60 a 80 horas, para que, depois pela internet, os professores possam seguir interagindo a distância. A meta de atender a 200 mil professores.

Também será inaugurado um novo portal com conteúdos digitais para ensino médio, banco de elementos educacionais complexos, objetos de aprendizagem, programas da TV Escola, chats, jornais eletrônicos, espaços de autoria, etc...

Mas a parte que me chamou atenção foi que o Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação Carlos Eduardo Bielschowsky, disse sobre a articulação para criar Núcleos Tecnológicos Municipais, similares aos NTEs, núcleos estaduais que já existem.

Olha sinceramente não acredito que criando NTEs municipais vá resolver ou acrescentar alguma coisa. Penso eu que apenas alocando mais mão de obra qualificada, recursos e ampliação dos atuais NTEs será suficiente para atender a essa demanda que o MEC almeja.

Essa divisão de forças não será benéfica nem produtiva para ninguém, mais parecerá um desvio de rota do que uma solução eficiente. Estaremos de olho e atentos pois se realmente isso acontecer deveremos nos mobilizar para tentarmos reverter esse quadro.

Portanto amigos professores e colegas de NTEs : OLHO VIVO NELES.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: