18 de out. de 2007

O Professor do Novo Milênio


Olá Amigos

Ontem durante o encontro presencial realizado no NTE Itaperuna, pude trocar ideias com os professores Cleide e Márcio da UFRJ, sobre o futuro da profissão de professor.
Falamos sobre conceitos de construção de conhecimento, Laptop, EAD, postura profissional diante do novo, mídias entre outros assuntos . O que ficou claro para todos que participaram do encontro e do papo trocado após na sala do NTE é que esse profissional deve antes de mais nada voltar a escutar , olhar e principalmente se reinventar.
O professor hoje tem que saber criar, improvisar e raciocinar, pois nessa "revolução da informação", a educação exerce um papel de grande importância.
O tempo agora esta agindo contra nos, os jovens estão chegando cada vez mais inteirados com essas tecnologias e como tenho dito, em breve a sala de aula vai estar no celular.
Uma música do Lulu Santos chamada Tempos Modernos tem uma letra que diz assim:

"Eu vejo a vida melhor no futuro
Eu vejo a vida por cima do muro
de hipocrisia que insiste em nos rodear

Eu vejo a vida mais farta e clara
repleta de toda satisfação
Que se tem direito
do firmamento ao chão

Eu quero crer no amor numa boa
e que isso valha prá qualquer pessoa
Que realizar a força que tem uma paixão

Eu vejo um novo começo de era
de gente fina, elegante e sincera
Com habilidade prá dizer mais sim do que não

Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir

E não há tempo que volte amor
Vamos viver tudo que há prá viver
Vamos nos permitir."

Por isso amigos professores vamos fazer como a letra da música, Vamos viver tudo que há prá viver, vamos nos permitir.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Obs.: a imagem é do Blog do Weno que eu considero um dos maiores ilustradores atuais.

Nenhum comentário: