18 de out. de 2007

O computador e a Educação

Gilda Pellegrino

Estamos vivendo numa era em que o desenvolvimento de novas tecnologias está revolucionando o modo como vivemos e pensamos. A velocidade com que surgem chega a ser espantosa. Ao comprarmos um computador de última geração, por exemplo, assim que sairmos da loja e folhearmos um novo exemplar de uma revista de informática, constataremos que já existe um novo modelo de computador, mais avançado, pronto ou sendo fabricado.

As mudanças causadas proporcionam o desenvolvimento de novas tecnologias da informação e da comunicação, que acabam oferecendo uma visão sistêmica e interacionista sobre o desenvolvimento da inteligência.

Os meios de produção também estão sendo afetados. O lugar antes ocupado pelas riquezas naturais de um país, agora está centrado no capital humano. Com a automação presente em grande parte da produção e com a grande concorrência devido à globalização, um novo perfil de trabalhador é exigido atualmente no mercado. O trabalhador que repete gestos não tem mais lugar, pois uma máquina hoje em dia pode fazer isso. O trabalhador tem que saber criar, improvisar, raciocinar.

Para criar esse novo trabalhador e os novos cidadãos que terão que enfrentar, e que já enfrentam, as mudanças dessa "revolução da informação", a educação exerce um papel de grande importância, pois é por ela que se pode entrar nessa nova era de uma maneira menos traumática. A educação hoje é vista como um ingrediente de produção tão valioso como, por exemplo, a energia.

Sem energia não há produção, e sem educação também não. Com a globalização, o mundo ficou pequeno. As tecnologias atuais não oferecem um produto pronto, acabado, elas oferecem (e propõem) o início da interatividade. Quem não estiver se atualizando, em constante busca das novidades, vai ficar marginalizado nesta nova sociedade. É necessário pensar, então, em educar para o novo mundo, onde as descobertas digitais definem os limites do saber e do aprender. Dentro do novo paradigma que está sendo proposto, só opta, participa e trabalha quem tem informações, ou acesso a elas.

Fonte: http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=1288

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