22 de set. de 2007

Um blog para cada professor

O e-mail do leitor Stefanuto Rodrigues me traz suas inquietações: “Tenho lido matérias sobre criatividade, inovação e mudanças no mundo de hoje, mas fico sempre pensando: será que não estamos dando muita atenção a algo que já deveria ser corriqueiro em nossas vidas? Será que, quando observamos as mudanças e falamos delas como fenômenos, não deixamos de participar do que realmente está acontecendo, nos colocando em uma posição de quem vê de fora o ‘problema’, em vez de nos sentirmos parte dele?”.

Stefanuto tem razão. Penso que realmente a maioria das pessoas tende a se colocar fora do “problema”. Porém, além da passividade, existe uma tendência crescente e mundial das pessoas de se sentirem vítimas da realidade. Isso, em minha opinião, é muito mais grave. Abrem-se novas avenidas de transformações todas as vezes que assumimos a ousadia de nos tornar mais co-responsáveis pela solução dos “problemas”, deixando de ser menos passivos e menos autovitimados.

Vejamos o problema da incapacidade da escola em acertar o passo com a absorção do computador e da internet como ferramentas de transformação da qualidade na educação. A digitalização de diversas áreas da atividade humana tem acontecido de forma assombrosa e positiva, mas a escola resiste. Ainda está mais para o tempo da palmatória que para o tempo da internet.

Podemos culpar apenas o sistema: governos e políticos deveriam roubar menos, ser mais eficientes e investir mais em educação. Isso é verdade. Infelizmente, não há solução satisfatória no curto prazo. Podemos propor o caminho das generosas boas intenções, como o projeto mundial “um laptop para cada criança”. Mas, de forma pragmática, penso que o foco certo, no lugar certo, é: o professor é quem precisa e pode acertar o passo em primeiro lugar.

Os professores, em especial os do ensino médio e sobretudo os de escolas particulares, onde estão os adolescentes que têm computador em casa, se sentem mal quando são confrontados com a intimidade e maestria de seus alunos com o novo mundo digital. Um amigo meu, professor do ensino médio, me confidenciou que, no fundo, a atitude da maioria de seus pares contra as ferramentas e os processos digitais do conhecimento traduz uma mistura de profunda má vontade, ressentimento e medo.

"Um laptop para cada criança” é uma idéia bem-intencionada. Mas o foco deve estar em quem ensina"

Professores e alunos são, na verdade, parte do problema e da solução. Ao ensino médio se dedicam no país pouco mais de 500 mil professores. Eles são responsáveis por 5 milhões de alunos adolescentes. Desses, na rede particular estão 1 milhão de estudantes e 116 mil professores.

No surpreendente Brasil já se pode comprar computador zero-quilômetro por menos de R$ 1.000. São vendidos 8,3 milhões deles anualmente e 22,1 milhões de brasileiros navegam no ciberespaço a partir da residência. Nas cidades, os custos de ter uma máquina e conseguir recursos e capacitação para ser proficiente em navegação na internet, incluindo criar um blog, são, convenhamos, modestos e acessíveis. Incluído aí o meio milhão de professores do ensino médio. Afinal, 481 mil destes têm diploma de curso superior.

Não se exclui a alternativa de transformar a política pública de educação, mas existe aí um desafio de atitude individual a tomar, caro professor. E não é proposta de revolução. Que tal se, antes de ter “um laptop para cada criança”, fôssemos, dentro de um par de anos, o primeiro país do mundo onde todo professor do ensino médio tivesse o próprio blog e fosse capaz de usá-lo como ferramenta de sua missão? Com a palavra, o professor.

Por RICARDO NEVES
Ele é consultor de empresas e escreve quinzenalmente em ÉPOCA. É autor do livro O Novo Mundo Digital: Você já Está Nele - Oportunidades, Ameaças e as Mudanças Que Estamos Vivendo.

Site:www.ricardoneves.com.br

Email:rneves@edglobo.com.br

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR77756-6077,00.html

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