15 de out. de 2008

Blog Action Day 2008

Olá Amigos

Hoje se comemora o Dia do Professor, mas também o dia do Blog Action Day. O tema desse ano é o combate a "Pobreza", é importantíssimo para todo o planeta e muito especial para alguns países em desenvolvimento como o nosso. Como já dito, de acordo com dados da ONU, somente no Brasil temos mais de 11 milhões de lares considerados pobres, com renda per capita inferior a R$ 120,00.

Então diante disso como nos enquanto educadores podemos comemorar o Dia dos Professores se há crianças no mundo morrendo de fome? Quando há crianças sendo exploradas? Onde não tem espaço para as crianças nas salas de aulas? E onde tem crianças pegando em armas? Onde há pessoas vivendo sem o mínimo necessário para sobreviver?

Não sei vocês mas isso me deixa louco e muito triste. O Brasil é o 5º maior produtor de grãos do mundo, e tem crianças morrendo de fome no Vale do Jequitinhonha. Apesar de achar que muita coisa mudou nesses 8 anos, ainda há muito o que se fazer para diminuir a desigualdade social no nosso país.

Ver imagens como a que esta acima, revelam o lado mais cruel da desigualdade social e econômica da globalização, mas também nos levam a refletir o nosso papel dentro disso tudo, mostrando a nos que há no mundo condições mais desfavoráveis que a nossa.

O site internacional do Blog Action Day lançou seis dicas para ajudar você não apenas a aproveitar e se envolver mais com a causa, mas também para tornar seu 15 de outubro inesquecível. O pessoal do Blog Action Day Brasil pegou as idéias principais e deu uma própria abordagem. Vamos lá?

1) Pondere. Isso significa pensar sobre a pobreza. Entenda seu lugar no mundo e como você pode ajudar a solucionar o problema. Comova-se, entenda, estude. Não guie-se apenas pela sua própria opinião e inteligência sobre o assunto, busque novas abordagens. Entenda o que você pode fazer pela causa.

2) Acredite. Sim, você faz a diferença. Você – e as tantas outras pessoas que passarem pelo seu blog no dia 15 de outubro – irão “mudar o rumo da conversa”, e isso vai se estender pelo mundo todo. Acredite.

3) Sonhe. Estamos desacostumados a pensar sempre na melhor possibilidade. Tire os pés do chão e imagine, como diz John Lennon, todas as pessoas vivendo em paz e dividindo o mundo. Exercite sua imaginação, sua criatividade. Não se tolha nem crie limites imaginários para suas possibilidades. Apenas crie.

4) Aja. Não é porque o Blog Action Day é um evento da blogosfera que você deve se limitar a blogar. Tome iniciativas, planeje, faça a diferença. Saia transformado do dia 15 de outubro – e transforme também.

5) Compartilhe. Além do seu blog, há uma série de meios de compartilhar suas idéias sobre a pobreza. Faça uso de mídias sociais, telefone, carta, pombo-correio, o que quiser! O importante é se comunicar – e fazer do Dia de Ação de Graças da Internet um evento com base no mundo real, é claro.

6) Mude. É uma conseqüência natural, é claro. Mas tente mudar realmente depois de ter visto tantos blogs com iniciativas e pensamentos sobre uma questão de importância tão fundamental no mundo. Leve a sério a pobreza e faça algo a respeito; certamente você terá bastante inspiração depois do dia 15 de outubro

O site Planeta Educação tem um artigo bem legal sobre o combate a pobreza que vale a leitura. Agora assistam o vídeo da campanha, reflitam e façam a parte de vocês.


Blog Action Day 2008 Poverty from Blog Action Day on Vimeo.


Abraços

Equipe NTE Itaperuna

2 comentários:

Reinaldo disse...

muitos estão fazendo alguma coisa para amenisar essa pobresa tenho visto . quando quem deveria fazer muito mais ... parabens por mostrar essa materia o pobre nunca deixara de esistir para que possamos por o amor a caridade em pratica

Jogos disse...

Sou da opinião de que o homem, de uma forma geral, não acaba com a fome porque não quer ... infelizmente ...

Jogos Online