23 de out de 2012

Atribuições do Tutor a Distância

Semíramis Franciscato Alencar Moreira

O Tutor a distância é o profissional responsável pelo aprendizado do aluno durante todo o curso, ele é o profissional que está presente diariamente mediando, orientando, incentivando e avaliando todas as participações dos alunos.

Peça-chave da aprendizagem, o tutor a distância precisa possuir um bom domínio do conteúdo e estar atento a todas as orientações do coordenador da disciplina. Todas as disciplinas tem pelo menos um tutor a distância, ele deve atuar junto ao aluno, ao coordenador da disciplina e aos tutores presenciais.

A função do tutor à distância é a de orientar os estudos auxiliando no processo de construção do conhecimento, via debates, fóruns, web-conferências, chats, trabalhos de grupo, construções de wiki (textos colaborativos), redações acadêmicas, sínteses, etc. de forma a aguçar a criatividade, deixando o aluno à vontade para expressar suas dúvidas, com apoio e incentivo, sempre que houver momentos difíceis e dificuldades de aprendizagem.

Por se tratar de um tipo de ensino no qual é preciso o máximo de estímulo e de estudo, o estudante pode, muitas vezes, se sentir sobrecarregado ou, de repente, achar que determinada atividade requer muito mais de sua capacidade. Nessas horas o papel do tutor a distância é fundamental, pois o contato diário, com feedbacks quase que instantâneos, faz com que o aluno se sinta amparado e tenha apoio para continuar no curso.

A interatividade e a familiaridade entre os alunos nos grupos de estudo é outro fator fundamental - se levarmos em conta que "Aprender não é um ato findo. Aprender é um exercício constante de renovação" (Paulo Freire), nesse momento, o tutor tem a função de alimentador desse processo de provocar o desequilíbrio.

Nos debates e nas discussões dos fóruns, o tutor a distância precisa ter o "feeling" para discutir os argumentos, sem se colocar como o dono da verdade, porém instigar os alunos a explorarem um pouco mais o assunto. É o alimentador do processo de construção do conhecimento. Assim, fica responsável pela moderação dos fóruns e chats, além de propiciar espaços para a interação informal entre os estudantes.

O tutor a distância deve estar em constante contato com o coordenador da disciplina, complementando seu trabalho e ao mesmo tempo dando um colorido às comunicações pedagógicas e na elaboração de guias de estudo, na revisão e criação de materiais didáticos. Sua função junto ao coordenador se estende na condução de atividades presencias nos polos e na correção das avaliações.

Para isso, também deverá cuidar de sua constante capacitação, presentes em oficinas e encontros de tutores presenciais, propondo atividades e novas metodologias. Nas grandes universidades há excelentes cursos periódicos de capacitação de tutores voltados exclusivamente ao público interno da universidade.
A relação dos tutores a distância e presenciais deve ser amistosa, uma vez que são elementos facilitadores da aprendizagem do aluno. O tutor presencial conhece o aluno pessoalmente, dessa maneira, pode colaborar e muito com o tutor à distância, pois sabe de detalhes do cotidiano do aluno que não são mencionados no ambiente virtual de aprendizagem. Assim, devem trabalhar em estreita colaboração, visando apoiar e ajudar o aluno na construção de sua aprendizagem.

Quanto ao atendimento ao estudante, esse pode ser feito tanto em grupo (em fóruns específicos para tirar dúvidas sobre a disciplina) quanto individualmente. Sempre que um aluno enviar uma mensagem, essa deve ser respondida individualmente. O ensino a distância ainda é uma modalidade nova, sujeita a adaptações e mudanças. O bom senso, entretanto, é a melhor guia para qualquer situação. Deve ser um atendimento individual e atemporal, independente do cronograma proposto ou da disciplina cursada.

Dessa forma, podemos ver que o trabalho do tutor a distância possui múltiplas acepções. O mais importante, sem dúvida, é promover a interação entre os alunos e auxiliá-los na compreensão e apreensão do conhecimento, dando incentivo e fomento, em nome de uma completa formação acadêmica.

Sobre a autora: Semíramis F. Alencar Moreira, Especialista em Docência de Ensino Superior; Pedagoga; Tutora à distância da Universidade Federal de Lavras-MG; Profª. do curso de Magistério da Rede Pública Estadual de Minas Gerais e blogueira com diversos trabalhos publicados sobre Ensino à distância e Educação básica. Twitter: @semiramsalencar; Facebook: semiramsalencar; Blog: Educando o Amanhã http://educandooamanha.blogspot.com; Email: semiramisalencar@gmail.com

Um comentário:

Semíramis Alencar disse...

Obrigada pela publicação, Robson.
Espero que esse pequeno artigo possa orientar à muitas pessoas que se interessem pelo Ensino Superior a distância e especialmente sirva de apoio à quem está ingressando nesses cursos agora.
Um abraço fraternal,

Semíramis F. Alencar Moreira