18 de jul. de 2012

23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - Orientações SBIE


Promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) reúne pesquisadores, professores, governantes, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, que apresentam e discutem temas relacionados aos últimos avanços da área.

As edições anteriores do SBIE se destacam pela excelência dos artigos apresentados, workshops realizados, palestras e minicursos proferidos por pesquisadores de renome nacional e internacional.

O SBIE 2012 visa reunir os melhores trabalhos descrevendo pesquisas realizadas na área de Informática na Educação. Além das apresentações dos autores destes trabalhos, busca-se promover maior interação entre os participantes, através dos debates sobre os trabalhos apresentados e temas relacionados na Academia, Escolas, Governo e Empresas para o desenvolvimento de uma Educação Sustentável.

Busca-se debater temas inovadores que envolvam necessidades de avanços computacionais para a educação em áreas como: Engenharia de Software, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Interação Humano-Computador, Sistemas Colaborativos, Computação por Nuvens, Web Semântica, Web Social, TV Digital, Jogos de Computadores, Computação Afetiva, entre outros.

Os autores deverão guiar suas submissões basicamente por três questões que seguem:
  1. Qual é a contribuição em termos tecnológicos?
  2. Qual é a contribuição para a aprendizagem?
  3. Qual é a metodologia científica empregada no trabalho?

Submissão e Seleção
Os artigos completos e resumidos devem ser submetidos no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, através do sistema JEMS. Como o processo de revisão será anônimo, os autores devem omitir quaisquer informações que possam identifica-los no artigo. Trabalhos que não seguirem esta recomendação serão automaticamente excluídos do processo de revisão.

As propostas de artigos deverão ser submetidas apenas em mídia digital pela web utilizando o sistema JEMS.

Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC.

Alguns aspectos adicionais devem ser observados:
  • Os artigos completos deverão ter entre 8 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
  • O artigos resumidos deverão ter entre 4 (quatro) e 5 (cinco) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
  • Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estarem em processo de avaliação ou edição para publicação em outro lugar.
  • Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos a mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.
  • Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores (os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados);
  • Caso o artigo (completo ou resumido) seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos dos autores);
  • Os trabalhos devem possuir uma seção que descreva a metodologia científica empregada no trabalho;
  • Os trabalhos devem possuir uma seção de análise dos resultados, ressaltando as contribuições tecnológicas e para o ensino/aprendizagem em relação a outros trabalhos da área;
  • Recomenda-se fortemente a referência a trabalhos publicados em edições da RBIE e/ou anais do SBIE e WIE, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente aqui.
  • Idioma: serão aceitos trabalhos em Português, Inglês ou Espanhol
A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do SBIE. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (blind review) e qualquer proposta será analisada por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade. Todas as submissões serão revisadas de acordo com os seguintes critérios: adequação ao escopo do SBIE, revisão bibliográfica, metodologia científica, contribuição para a área de Informática na Educação, originalidade e clareza.
Os autores dos três melhores trabalhos completos serão convidados a submeter versão expandida para publicação na RBIE – Revista Brasileira de Informática na Educação.
Datas Importantes
  • Data limite para submissão de artigos: 12 de Agosto de 2012
  • Notificação de aceitação de artigos: 17 de Setembro de 2012
  • Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos: 30 de Setembro de 2012
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 30 de Setembro de 2012
  • Data limite para inscrição no evento / on-line: 19 de Novembro de 2012
  • CBIE/SBIE 2012: 26 a 30 de Novembro de 2012
* Serão incluídos na programação definitiva e publicados apenas os trabalhos com versão final entregue, pelo menos um autor (por trabalho) já inscrito no evento e com termo de cessão de direitos à SBC devidamente assinado.

Trilhas SBIE

Um comentário:

Unknown disse...

Olá. Tenho um especial de frases sobre Educação, segue o link: http://quemdisse.com.br/especial.asp?QDCOD=9U2ZA1YAI4QYSNX7ZR9K&t=28/04---frases-dia-da-educacao .