6 de mar. de 2010

A sétima é a maior de todas as artes

Olá amigos

Temporada de Oscar, cinemas cheios, muita apreensão de quem levará a melhor na maior premiação do planeta, milhões de pessoas ligadas no que vai acontecer na noite de gala do cinema mundial. Mas uma coisa que é muito mais importante acontece bem antes da festa.


É a transformação do ser humano que se envolve com a magia do cinema. Há vários casos famosos e os que eu particularmente gosto são aqueles mais humildes. São pessoas que depois de estarem  ligadas ou retratadas em algum tipo de produção cinematográfica tem a sua vida mudada pela sétima arte.

As duas postagens abaixo falam do maravilhoso documentário do João Jardim, "Pro Dia Nascer Feliz" onde é retratado a realidade de 3 regiões do Brasil através de depoimentos emocionantes de jovens do ensino médio e de professores dessas três diferentes regiões brasileiras.

Esse é um dos mais impressionantes documentários sobre a realidade nacional. da educação brasileira. Um rico, vasto e sensível painel do estado da educação no Brasil onde estão expostas suas diferenças e desigualdades mais gritantes.

Ver a menina Valeria recitar suas poesias pelo sertão é de uma beleza singular. Ela vitima da desconfiança das pessoas que não acreditam ser delas as poesias e vê-la agora crescida trabalho com cinema é de emocionar.

Destacamos no documentário diversas violências que atrapalham e na maioria impedem de se promover uma educação necessária e eficiente. São elas: violência moral, violência física, discriminação, humilhação, violência psicológica e a pior, considerada por nós, a indiferença.

A violência que está se tornando rotineiro é o tráfico de drogas, presentes em algumas escolas cariocas, incutindo nos alunos a violência física, fazendo-os acreditar que esta é o meio mais fácil e eficaz de resolver os problemas.


Grande e dura aula de cidadania brasileira para tomarmos ciência o quanto antes que, se a educação e as instituições estão sucateadas no Brasil. Seja por um motivo ou outro, a educação brasileira precisa ser repensada, ou melhor, transformada pelo trabalho, pelas novas tecnologias e principalmente por um projeto cidadão de educação inclusiva.

"Pro dia nascer feliz" é um documentário imperdível para os professores e cidadãos verem e recomendarem!

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: