15 de out. de 2009

Meu Mestre, Meu espelho


Olá amigos

Hoje venho homenagear todos os professores (bons ou ruins) que passaram pela minha vida. Passando a limpo todos eles na minha memória, me lembrei de minha professora de 2º ano do primário, a professora Maria Cláudia.

Foi ela que anos mais tarde (bota anos mais tarde nisso) eu reencontrei aqui em Itaperuna. Continua a mesma pessoa maravilhosa e simpática de anos atrás. Dona de um sorriso encantador que por muitas vezes me fez dar o meu melhor. No nosso reencontro lhe contei que havia me formado, casado e tinha 3 lindos filhos, e que eu por um acaso do destino tinha a mesma profissão que ela.

Ela sorriu e me disse que ficava muito feliz em saber tudo o que eu havia conseguido conquistar na minha vida. Sabedora de toda dificuldade que não somente eu, mas muitos de meus colegas teríamos pela frente na vida, por causa da dificuldade social e financeira imposta pela vida a nossa comunidade. Ela no seu intimo sabia que somente a educação poderia abrir aquela porta de um futuro melhor.

E consciente disso, deu o seu melhor a uma gurizada “levada” e “inquieta” que só queria saber de bola e pipa. Fazendo isso ela transformou não somente o meu futuro, mas a minha vida e de meus colegas. De todos os amigos feitos na infância somente 5 estão vivos hoje e desses, 4 estudaram na mesma sala de aula.

Antes de ir embora agradeci a ela por tudo e ela me disse que não havia feito nada demais. Eu discordei e falei: fez sim mestra, você mudou o meu mundo.

Os docentes estão sujeitos a dois grandes desafios: devem, com o seu trabalho, contribuir para elevar o máximo possível o nível de formação e de cultura de toda a população e, ao mesmo tempo, devem ser capazes de fortalecer coletivos capazes de contrariar as políticas que tornam cada vez mais difícil e problemático o cumprimento de tal objetivo profissional e social.

Parabéns a todos os profissionais de educação que dão sempre o seu melhor todos os dias, independente de salário, condição de trabalho, urbano ou rural, bons ou ruins, diurno ou noturno estão lá todos os dias mudando o mundo com seu jeito único de ser.

Feliz Dia dos Professores.

Equipe NTE Itaperuna

8 comentários:

Aloizia disse...

Obrigada pela contribuição.
Otima reflexão!!!!!
Parabéns para você e muita perseverança nessa nossa ardua profissão.
Abraços.

Unknown disse...

Oi, Robson!!!

Parabéns pelo dia do professor!!!

É muito bom andar por aqui e ter a certeza de encontrar ideias sempre instigantes...

Tu és um dos meus mestres virtuais!!!

Obrigada pela generosidade!!!

Abraços!

Blog da Letícia disse...

Parabéns pelo dia do Professor!

"Que permaneçamos acreditando na educação para que se construa um mundo melhor."

Abraços!

Vanessa Anacleto disse...

Robson, tb estou na coletiva e passei para conferir seu post. Parabéns pelo belo texto.

Abraço

Cristina OLiveira disse...

Votar no seu blog, observá-lo de vez enquando e ler esta postagem, me faz perceber como nosso papel fará a diferença se nos convencermos disto.
Que possamos ser p nossos alunos o diferencial que eles necessitam.
Parabéns aos professores!!!!

Anônimo disse...

Robson,

Parabéns por ser professor.
Certamente você fez uma das melhores homenagens que sua professora poderia receber.

Que possamos nós também mudar o mundo de nossos alunos.

Marli Fiorentin disse...

Talvez muitos educadores nem tenham sempre a dimensão que seu exemplo, negativo ou positivo tem na vida dos alunos, no momento presente. Mas o tempo revela nossas ações naqueles que orientamos. Feliz dia do professor, mesmo atrasado. BJ!

Valdeir Almeida disse...

Robson,

Possivelmente, se não fosse essa professora, você não estariam entre os cinco sobreviventes da vida e da sociedade.

Foi ela que contribuiu também para que você fosse professor.

Os verdadeiros mestres são assim, influenciam positivamente através de atitudes, apesar de também usar as palavras.

Robson, obrigado por contribuir para esta coletiva.

Abraços.