11 de ago. de 2009

Música e Cultura Livre

Olá Amigos

Nesses dias em que a discussão sobre licenciamento de conteúdo na internet, direitos de copyrigth, teve um debate legal nas lista de discussão Edublogosfera e Blogs Educativos iniciado pela amiga Jenny Horta (grande botafoguense) do PC e a Criança sobre o uso de uma música do Gilberto Gil em uma apresentação em pps/odt.

Há as definições da lei que regulamenta o uso do conteúdo na internet e seus órgãos reguladores (ECAD), as informações repassadas pelo meu amigo Frederico da Teia e pela Ju Sampaio que com a contribuição deles trouxeram um maior entendimento sobre o assunto para todos do grupo, mas desde o Campus Party há um movimento pela liberdade de uso de toda e qualquer obra. Sem entrar no mérito se é certo ou não, (recomendo a leitura dos artigos da Juliana Sardinha do Dicas Blogger sobre direitos autorais), há um grupo que saiu na frente e liberou o seu conteúdo sem "enrolo".

Um desses vanguardistas é o músico Hermeto Pascoal, que liberou para qualquer músico no brasil e no exterior toda sua obra. O gesto de Hermeto Pascoal coloca ele em posição de destaque do que hoje se chama de Cultura Livre: aquela que defende que todo bem cultural, científico e tecnológico produzido pertence à sociedade e não exclusivamente ao seu criador. Hermeto, que costuma dizer que suas músicas, quando prontas, são jogadas ao vento e portanto ao mundo pertencem. Isso sim é um avanço imenso para a disseminação na política da cultura e do conhecimento livre.

Outro coisa boa foi o site Jamenco que é uma comunidade de música livre, legal e publicação ilimitada sob as licenças Creative Commons. Resumindo um lugar onde você pode criar a sua comunidade e pegar músicas que podem ser usadas legalmente por qualquer um. Não falo de meia duzia de músicas, mas sim de mais de 22 mil álbuns de músicas disponíveis para uso e download.

Portando da próxima vez em que precisar de uma música, faça assim: Abra seus ouvidos, abra seu coração e sua mente. Pense livre.

"Open your ears, open your heart and your mind. Think free."

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: