por José Carlos Antonio
Enquanto alguns professores ainda desenterram velhas desculpas para não utilizarem os computadores e a Internet como ferramentas úteis no processo de ensino aprendizagem, outros já se lançam a uma nova geração de tecnologias que chegaram e emplacaram: a Web 2.0. Essa nova versão de professor é o que estamos chamando aqui de “Professor 2.0”.
Se você ainda é um professor 1.0 ou, talvez, aquele professor 0.1 que ainda está ensaiando os primeiros passos para usar o computador em suas aulas, a boa notícia é que você pode fazer um “upgrade” rapidinho, e com quase nenhum esforço, para essa nova plataforma de oportunidades.
A Web 2.0 é, nas palavras de Tim O’Reilly, que cunhou o termo: “a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva”. Mas e para nós, educadores, o que é a Web. 2.0?
A Web 2.0 pode ser vista por educadores como uma “grande caixa de ferramentas atraentes, simples e úteis”. Essas ferramentas têm como algumas de suas principais características:
- Utilização da Web como plataforma: serviços que antes dependiam de software instalado na máquina, podem ser acessados direto pelo navegador Web, a qualquer momento e de qualquer lugar.
- Aperfeiçoamento constante: as ferramentas estão cada vez melhores e com mais possibilidades, o que ocorre graças às contribuições dos próprios usuários.
- Serem total ou parcialmente gratuitas.
- Permitirem que o usuário utilize a ferramenta para si mesmo ou para compartilhar informações e outros recursos com a coletividade.
- Permitirem a produção, o armazenamento e o compartilhamento de diferentes mídias (imagens, vídeos, sons, textos, etc.).
- Permitirem a construção coletiva do conhecimento, de forma que vários atores possam contribuir de forma conjunta e que o usuário da Internet possa ser também autor de conteúdo e não apenas um receptor passivo.
- Permitirem o uso e a produção compartilhada, de forma que várias pessoas possam editar conjuntamente um texto, produzir e comentar um vídeo ou ajudem a eleger o que deve aparecer na página inicial de um site.
- Permitirem e estimularem a formação de comunidades virtuais que compartilham interesses comuns.
- Oferecerem interfaces amigáveis com o usuário, de maneira que ele possa aprender e usar os recursos oferecidos pela ferramenta de forma simples e rápida.
De quais ferramentas estamos falando? Estamos falando de páginas de construção coletiva de conteúdos (como a Wikpédia), dos blogs (há milhares deles), de mapas interativos (como os do Google ou o Frapper), geradores de estórias em quadrinhos (como o ToonDoo), livros virtuais (como o TikaTok), galerias públicas de imagens (Flickr, Picassa, MySpace), vídeos e apresentações (YouTube, SlidShares), bibliotecas virtuais e repositórios de arquivos (RapidShare), avatares falantes (Voki), podcasts, webquests, webnotes, MySpaces, Orkut, SecondLife, Educarede, etc. etc. etc. Enfim, estamos falando de uma enormidade de sites que oferecem ferramentas de criação, espaço para armazenamento e compartilhamento e possibilidade de agregar pessoas formando comunidades.
O universo de possibilidades de uso pedagógico dessas ferramentas aumenta de forma exponencial na mesma medida em que as próprias ferramentas se multiplicam e se aperfeiçoam. O próprio Google, por exemplo, que é uma ferramenta Web 2.0 e, que começou como um simples site de busca, criou uma galeria de outras ferramentas interessantes que inclui até um escritório online, o GoogleDocs, onde é possível usar aplicativos como editores de textos, apresentações e planilhas eletrônicas sem precisar ter softwares de escritório (como o Office, da Microsoft, ou o OpenOffice, por exemplo) instalados no seu computador, documentos que podem ser acessados pela Internet de qualquer lugar, em qualquer momento e que podem ser compartilhados por quaisquer pessoas com quem você queira compartilhar.
Porque mesmo o professor que ainda não utiliza os computadores e a Internet para ensinar regularmente pode fazer um “upgrade” e já começar a usar as feramentas Web 2.0? Porque elas se baseiam fortemente no paradigma que tanto buscamos na educação: é preciso aprender a aprender. As ferramentas Web 2.0 são fáceis de serem “aprendidas” e tanto alunos como professores conseguem um domínio rápido sobre elas. Para o professor, aprender a usar uma ferramenta de produção de histórias em quadrinhos, por exemplo, não requer nenhuma oficina de capacitação ou curso específico, basta sentar na frente de computador e dar uma porção de cliques, justamente como os alunos fazem quando querem aprender a usar uma nova ferramenta da Internet. A questão importante para o professor não é “como usar as ferramentas”, e sim “para qual propósito pedagógico usá-las”.
Um bom professor prepara uma boa aula usando todos os recursos que tiver à sua disposição e quanto maior for a gama desses recursos, melhor ele sabe que será sua aula. Com a Web 2.0 à disposição, o professor não precisa mais se conformar em continuar com sua versão de aula 0.1 ou 1.0, agora ele pode fazer esse upgrade e se tornar também um professor 2.0. O passo mais importante para esse upgrade é experimentar em si mesmo o paradigma que norteia suas ações com os seus alunos: aprender a aprender e continuar aprendendo sempre.
Para saber mais sobre a Web 2.0 acesse:
- O que é (afinal) a Web 2.0? - Daniela Bertocchi, publicado no Educarede
- Podcast “O que é Web 2.0″ Ouça| |Baixe| - Portal Educarede Brasil
- Um mundo a explorar: Artigo de Rafael Argemon disponível no Educarede.
- Web2-OReilly.pdf - Artigo de Tim O’Reilly que introduziu o termo Web 2.0. Tradução em português. (formato pdf)
- ¿Qué es Web 2.0?, traducción del artículo de Tim O’Reilly «What Is Web 2.0. Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software» en el Portal de la Sociedad de la Información de Telefónica.
- O que é Web 2.0? - Uma visão do termo que define a segunda geração da Internet
- Folha Online - Entenda o que é a Web 2.0
Para conhecer algumas ferramentas Web 2.0 acesse:
- Educarede: portal com várias ferramentas interativas e que permite a criação de uma comunidade virtual com vários recursos
- Voki: avatares falantes
- SlideShare: pesquise, use e compartilhe apresentações de slides
- YouTube: pesquise, use e compartilhe vídeos
- Wikipédia: pesquise e colabore na construção de uma enciclopédia online
- WebNote: compartilhe recados na forma de “Post-it” pela Internet
- Ferramentas Google: várias ferramentas de pesquisa, criação e compartilhamento
- Ferramentas Yahoo: várias ferramentas de pesquisa, criação e compartilhamento
- ToonDoo: ferramenta de criação e compartilhamento de quadrinhos
- TikaTok: ferramenta de criação e compartilhamento de livrinhos virtuais
- Flickr: ferramenta de compartilhamento de imagens do Yahoo
- Picassa: ferramenta de compartilhamento de imagens do Google
- Blogger: ferramenta de criação de blogs
- WordPress: ferramenta de criação de blogs
- RapidShare: pastas de compartilhamento de arquivos de qualquer formato
- Orkut: site de relacionamento e de criação de comunidades virtuais
- MySpace: site de relacionamento e de compartilhamento
- Frappr: mapa interativo
- WetPaint: ferramenta para criar sites colaborativos como o formato wiki
Fonte: http://professordigital.wordpress.com/2008/06/23/professor-20/
4 comentários:
Ótimo texto, José Carlos. Penso que a questão é que o tal upgrade não é tão simples assim. Ainda temos um longo caminho pela frente para tornar a web parte fundamental do processo escolar. Agora, as ferramentas são realmente fascinantes. Valeu a dica. Um abraço
Olá Profº Michel
Realmente temos uma monte de caminho pela frente, mas devemos assumir a responsabilidade de motivar e chamar os colegas para ingressarem nesse futuro que já chegou as escolas.
O legal é divulgar as ferramentas para que todos tenham conhecimento do potencial que a WEB 2.0 oferece.
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Oi Robson!
O José Carlos falou tudo. Encontrei com ele na Interdidática, em São Paulo e pudemos conversar pessoalmente sobre esse e outros temas. O que para nós parece ser tão óbvio, para muitos ainda é novidade. Mas como você disse, temos de abrir caminhos. Abraço!
Grande Robson, maravilhoso não só esse texto mais todos os postados no Caldirão de Idéias. O que faz justiça ao nome e a nossa inquitude.
Buscamos sedentos esse dialogar e produzir novos parceiros nesta caminhada. Um grande abraço
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