5 de abr. de 2009

Para Refletir

Olá Amigos

Hoje estamos abrindo o Caldeirão de Ideias para um debate iniciado pelas minhas amigas - DTERJ13 ligado ao NTE Rio III"Mulher é desdobrável. Eu sou." e pela Cybele Meyer dos blogs Cybele Meuyer: Falando Sobre... e o já consagrado Educar Já!. Elas iniciaram debates com temas pra lá de interessantes. Um sobre gestão, um sobre a otica do professor e mudança e o outro sobre uma avaliação profissional sobre o papel do professor, que inclusive foi tema de um debate bem amplo.


O texto colocado abaixo foi uma contribuição da Fernanda Melo na lista de discussão para a turma dos NTEs do Estado do Rio de Janeiro e a da Tatiane Martins intitulado "São as crenças dos professores sobre os alunos que determinam o efeito professor e seu ensino" que pode ser lida no blog dela nos fazem refletir sobre como vemos e sobre o que queremos da educação. Os textos e os destaques da Tatiane Martins são imperdíveis para todo profissional de educação que atua ou não com o uso de TICs em seu cotidiano ou está tentando usar. O da Cybele Meyer intitulado Precisamos mudar a ótica do professor ela coloca uma avaliação precisa da otica atual da classe e da necessidade urgente de mudança que se faz.

O texto da Fernanda Mello mostra que sem o envolvimento dos diretores ou gestores na implantação das TICs na escola, esse processo se torna mais longo, doloroso e quase inaplicavel.

E nosso papel como veiculo de divulgação e reflexão nos interessa trazer para o Caldeirão de Ideias esses debates, para que os leitores possam opinar e deixar aqui suas reflexões que com certeza contribuirão em muito o desenvolvimento profissional de outros leitores.

Por isso não deixe de ler, refletir e opinar.

Comente

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

4 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Robson

Interessante este assunto! Mas cadê o texto da Fernanda?

abraço!

Suzana Gutierrez disse...

:o) achei.... Eu estava lendo no reader e ele necessariamente nao vem abaixo :))

Robson Freire disse...

Olá Suzana

Que bom recebe-la por aqui No Caldeirão de Ideias. Adoro ler as suas colocações pois parece que você sabe exatamente o que eu estou pensando e ainda não havia achado as palavras para dize-las.

Aguardo ansioso sua contribuição.

Abraços

Tati Martins disse...

Oi, Robson!
Obrigada pela citação.
Eu acredito (ou quero acreditar) que estamos começando a viver uma mudança de paradigmas. Para que a internet entre realmente na sala de aula com o que ela tem para nos proporcionar, o modelo de ensino e o modelo que temos de professor têm de mudar radicalmente.
Eu vivi na prática uma experiência COMO ALUNA esta semana. Coloquei lá no meu blog a agradável sensação de aprender uma coisa (no caso a língua inglesa) a partir de meus interesses pessoais dentro de uma sala de aula com outros alunos fazendo o mesmo. Acho que você vai gostar de ler o post: http://tatianemomartins.blogspot.com/2009/04/experimentei-as-tics-como-aluna.html
Um beijinho!!!