26 de abr de 2009

Como inserir vídeos do YouTube no PowerPoint

Olá Amigos

Hoje postando a minha contribuição ao Movimento Blogs Voluntário. Criar apresentações apenas com imagens estáticas pode deixar qualquer platéia entediada. Um dos melhores recursos para incrementar as nossas apresentações é usar vídeos, intercalados com os slides e com o texto, podem inclusive funcionar como uma pausa para o seu discurso. Dando tempo para a platéia ou seus alunos refletirem sobre o que você falou, assim como ilustrar melhor uma idéia. O problema dos vídeos é que não é tão fácil assim, encontrar bons vídeos para ilustrar apresentações.

Qual a melhor fonte de vídeos da Web? Sem sombra de dúvida é o YouTube. Esse artigo mostra como fazer o download desses vídeos, para que você possa inserir os mesmos, em apresentações do PowerPoint. O objetivo aqui não é infringir os direitos dos autores dos vídeos, se você for usar esse material para palestras profissionais, entre em contato com os autores, para solicitar a devida autorização.

A técnica mais comum para inserir o vídeo, copiado do YouTube é fazer o download do vídeo. Depois usar alguma ferramenta para converter o vídeo, para um formato que o PowerPoint aceite. Como isso acaba envolvendo o uso de várias ferramentas, download e configurações de conversão. A maioria das pessoas acaba não usando.

Existe um conversor de vídeos online, chamado de Zamzar, totalmente gratuito, que consegue converter os vídeos do YouTube para o formato AVI ou MPG, para que o PowerPoit possa exibir na apresentação. Agora a melhor parte do Zamzar é que não precisamos fazer o download do vídeo, para fazer a conversão. Podemos simplesmente indicar o endereço do vídeo e o sistema faz o download para a conversão.

Como funciona? Primeiro visitamos o Zamzar e acionamos a opção de conversão. Escolha a opção URL.

Zamzar - Youtube URL

Escolha a URL do YouTube.

YouTube URL

Determine qual o endereço do vídeo, que deve ser convertido. Depois escolha o formato de saída.

Zamzar - Menu

Clique no botão convert e o vídeo será convertido. Um link para download pode ser enviado para o seu e-mail ou então você pode fazer o download diretamente da página de resultado.

Com o arquivo convertido, agora será necessário adicionar o vídeo no PowerPoint. Para isso, acione a aba inserir ou o menu, dependendo da versão do PowerPoint que você utiliza.

Inserir PowerPoint

Lembre que é preciso cautela com o uso indiscriminado desse material. Principalmente se você for ganhar dinheiro com ele. Qualquer dúvida contate o autor do vídeo para pedir permissão de uso.

Fonte: Online-Tech-Tips e Colaborativo.org

2 comentários:

Cybele Meyer disse...

Olá Robson, tudo bem?

Você sempre genial!
Você me ajudou e muito com este post. Eu já quebrei tanto a cabeça tentando usar este recurso e por vezes até desanimei. Agora você me salvou. Vou tentar agora mesmo e qualquer dúvida volto aqui para lhe perguntar, ok!
Também estou participando do mbv. Tenti atingir um público iniciante e jovem. Se puder, passe lá para dar sua opinião que para mim é muito importante.
Parabéns pelo post.
Sucesso sempre!
beijinhos

Camilla Fábris disse...

Adorei o post! Me ajudou muito com o trabalho da escola.. Obrigada pelas informações