26 de mar. de 2009

Blog de Ciência Ensina ou Não Ensina?

Olá Amigos

Me respondam uma coisa o que é mais importante ensinar conhecimento científico (como a diversidade dos mamíferos ou os fatos conhecidos sobre Marte) ou ensinar como esses conhecimentos foram obtidos. Agora na sua opinião os blogs científicos ensinam ciência ou não?

Esses questionamentos surgiram baseados num post do Science After Sunclipse (em inglês) no qual Blake Stacy afirma que os blogs de Ciência não ensinam Ciências. Eita afirmação complicada.

Eu cheguei a esse artigo pois havia lido no blog do José Roig o Letra Viva do Roig uma postagem intitulada Balão de ensaio: educação e tecnologia, que fala sobre Jovens enviam balão ao espaço e conseguem fotos aéreas da Terra, então fui fazer uma pesquisa sobre educar para a ciência no Google onde encontrei , alias um achado daqueles, um lugar onde só tem blogs de ciências, o ScienceBlogs.

O ScienceBlogs Brasil faz parte de uma tentativa de tornar o ScienceBlogs uma marca internacional e multicultural. O projeto inclui o estreitamento das relações entre as comunidades de blogueiros pelo mundo, que provavelmente traduzirá alguns posts para o português.

E num desses blogs doScienceBlogs, no do Carlos Hotta eu encontrei o artigo citado acima e uma postagem dele onde faz um consideração bem consistente sobre o assunto.

Depois de ler os post e os comentários (que alias recomendo) fiquei pensando no que seria mais importante para o "educar para a ciência". Ensinar método cientifico pode ter impacto muito maior do que aumentar o conhecimento de fatos científicos e o despertar para a ciência é outra coisas a ser pensada nesses questionamentos feitos aqui.

O Carlos Horta cita que:" Quem sabe, ao invés de blogar sobre o genoma do ornitorrinco, deveríamos blogar sobre a diversidade de mamíferos. Ao invés de escrever sobre a sonda que está em Marte, deveríamos escrever sobre Marte! Talvez seja este o nosso papel atual: trazer assuntos mais básicos sobre Ciência para nossos leitores, assuntos que ainda não possuem bons textos em português na Internet. Textos básicos e acessíveis sobre Ciência ainda são raros na Internet brasileira e este é um nicho que deveríamos pensar em ocupar."

Concordo e assino embaixo, mas é você o que acha?

Opine. Comente.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Um comentário:

Conceição Rosa disse...

Oi Robson

Li na lista, e vim aqui para comentar. Concordo com Horta: precisamos de mais textos básicos. A maioria é leiga. E com o ensino do método, acredito que haverá avanços.
Mas, e o conteudismo?
Veja a revista eletrônica "Ciência em Tela". Reflexões e apropriações para professores de ciências.

Um abraço