27 de mar. de 2009

The Best Posts

Olá Amigos

Ontem fizemos uma postagem que levanta um tema sobre a eficiência de se ensinar ciências em blogs. A postagem teve uma repercussão bem legal (mais no pessoal de áreas afins) e que gerou boas postagens derivadas e algumas que foram descobertas por indicação.

O comentário/postagem do meu amigo Sérgio Lima (físico por excelência) postou em seu blog a resposta ao que foi levantado aqui no Caldeirão de Ideias. Leiam a postagem dele e todos os links sugeridos por ele para que você tem uma noção (ou será da dimensão) do assunto. Há também uma postagem da Cybele Meyer igualmente imperdível pois vem complementar o que o Sérgio, eu e o Jaime Balbino falamos.

O Jaime Balbino cita: "Aos que pensam que a "cientificação" do Saber tende a ser prejudicial para o processo de apropriação do próprio Saber, retirando Dele outras percepções e outros elementos não-quantitativos, como paixão ou encantamento; é importante refletir mais sobre o real papel da(s) linguagem(ns) no processo de apropriação do conhecimento. Talvez percebam que, quando utilizado num processo reflexivo profundo e "multi-lingual", o modelo científico representa um momento importante, senão definitivo, para a reflexão e sistematização. É neste estágio que o indivíduo conquista a propriedade para argumentar sobre aquilo que aprendeu e conhece; e é através dele que a coletividade abandona o "senso-comum" em benefício do conhecimento."

Olha pessoal os desdobramentos são imensos e os pontos de vistas não relacionados aqui precisam ser discutidos, então por isso, se você não concorda com a nossa opinião:

Comente, Opine.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

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