31 de mai. de 2009

Precisando se atualizar, professor?

Profissão Mestre

Site-Profissao-Mestre

www.profissaomestre.com.br

Uma das maiores dificuldades vividas pelos professores se refere à falta de oportunidades para obter informações a respeito da profissão que exerce. O intercâmbio que ocorre em boa parte das escolas é insuficiente para que se saiba o que ocorre entre as paredes de uma única instituição, imagine então em relação ao que ocorre em outras.

Cabe a cada escola incentivar uma comunicação mais freqüente entre os professores e integrar as ações de profissionais que trabalham com diferentes disciplinas e níveis de aprendizagem (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio). É ferramenta importantíssima essa integração e troca de informações, para a efetivação de uma educação adequada, inclusive, aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Espera-se que as escolas consigam articular projetos, unindo diferentes áreas do conhecimento e integrando seus estudantes ao mundo que os cerca, de forma a conceder-lhes condições para melhor lidar com as condições que os esperam como cidadãos e profissionais.

Se os professores não estiverem bem preparados, a repercussão de seus trabalhos pode reverter negativamente para seus pupilos.

Para aumentar suas possibilidades, além daquilo que podem obter com a troca de informações dentro do próprio ambiente escolar onde trabalham, os professores devem ler livros específicos de suas áreas de formação ou relacionados à pedagogia, informar-se através de jornais e revistas, assistir filmes na televisão e no cinema e navegar pela internet a procura de artigos, materiais de apoio, dicas e orientações para o exercício de sua profissão.

Em termos de internet, um dos sites voltados para a informação do professor é Profissão Mestre (www.profissaomestre.com.br). Trata-se de um site que disponibiliza artigos voltados especificamente para os profissionais da educação, onde há orientações para questões relacionadas às estratégias de aula, disciplina dos alunos, dicas quanto ao uso de tecnologia, motivação para o trabalho e outras temáticas que povoam o dia a dia escolar.

De visual simples e descomplicado, o que a princípio pode afastar os visitantes que anseiam por grandes efeitos visuais, o site Profissão Mestre tem na parte alta de sua homepage os canais de acesso a seu material (letras em preto, com fundo verde), onde encontramos as sessões Em Foco, O Novo Professor, Novas Tecnologias e Sala de Aula.

Cada uma delas trabalha uma área específica de interesse, sendo que, a sessão Em Foco dá destaque as questões de maior interesse no presente momento, podendo abordar temas que pertençam aos outros segmentos do site.

No Em Foco, são apresentadas matérias como:
- Professor nota dez – que lista as qualidades fundamentais para que um professor seja bem sucedido em seu trabalho.
- 7 dicas para dar aulas melhores.
- Definindo metas – onde o professor fica sabendo que para seu trabalho dar certo é necessário estabelecer prioridades.
- Maneiras de aumentar a participação de seus alunos nas aulas.
- Educando para a realidade.
- O que eles procuram – que fala sobre as características procuradas pelas empresas para o profissional do futuro.

No setor Novo Professor, há artigos que orientam os professores quanto a caminhos que ele pode seguir para melhorar seu rendimento no trabalho, sentir-se melhor nas aulas, adaptar-se aos novos tempos e prosperar na profissão. Entre os títulos destacados, selecionei os seguintes para que se tenha uma idéia do conteúdo desse link:-
- Quatro fatores para o sucesso.
- Só aprende quem faz.
- Adapte-se (aos novos tempos, as mudanças da educação).
- Construa sua competência e trajetória pessoal.
- Tarefa de Casa – que orienta na organização do trabalho escolar que deve ser desenvolvido em casa.

Ao entrar no setor destinado as Novas Tecnologias, encontram-se novas matérias, dessa vez voltadas para o uso de equipamentos que tem invadido a sala de aula e as conversas de nossos alunos, principalmente, o computador e sua principal aliada, a Internet. São artigos como:-
- Internet para viagem – que explora a onda da internet, através dos telefones celulares.
- Novas Mídias – em que se comenta sobre os novos equipamentos a disposição, que integram funções (computador, DVD, telefone, rádio,...).
- Regras para o ensino a distância (dentro das novas tecnologias).
- Literatura à distância – que fala sobre o uso do computador para um curso a distância sobre literatura destinado aos professores.

No último setor disponível, chamado de Sala de Aula, temos material voltado para metodologia de aula, relação aluno-professor, projetos,...
Veja alguns dos artigos:-
- Ganhe mais tempo (para administrar melhor o seu cotidiano).
- Dicas para se tornar um professor mais criativo.
- Jogo de memória (estratégia de aula).
- Sexo, drogas e Rock and Roll. E outros assuntos difíceis para se tratar em sala de aula.
- Registro de projetos.

Professores, vale conferir as dicas do Profissão Mestre. Com elas suas aulas podem ficar ainda melhores.

Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=139

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Robson, a Profissão Mestre é uma revista que me agrada, por abordar nossa profissão de forma objetiva e oferecer sugestões práticas, sem firulas ideológicas.

Um abraçooooo

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Robson,
Nossa fazia muito tempo que não passava por aqui. Pura falta de tempo mesmo. Mas é sempre bom retornar e ver as novidades. Quanto a essa revista, acho-a ótima, prática e objetiva. Leio sempre que chega aqui na biblioteca.
Excelente dica!
Abraço e uma ótima semana
Roseli

Rosangela pinheiro disse...

Oi Robson
Dica 10!Já tinha acessado ao site mas agora coloquei-o nos favoritos.
Valeu!
Bjus