31 de out. de 2008

Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação


Olá Amigos

Esta pesquisa, feita pelo Mestre Acácio Silveira França da PUC Campinas-SP, tem por finalidade fazer uma análise crítica sobre a atividade docente diante do uso das tecnologias de informação e comunicação e do contexto educacional atual. Para subsidiar o estudo foram realizadas entrevistas com o propósito de conhecermos a visão de pesquisadores que possuem publicações ou pesquisas relacionadas ao tema. Trata-se de um estudo que está inserido na linha de pesquisa “Universidade; Docência e Formação de Professores” do programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas.

A metodologia utilizada foi de uma abordagem qualitativa; e reuniu um estudo bibliográfico sobre o tema e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Pretendeu-se; com as entrevistas; obter base para discutir as atividades docentes frente às tecnologias de informação e comunicação; tendo como objetivo identificar a necessidade de que os cursos de formação de professores devem propiciar um espaço de trabalho; de reflexão e de orientação aos futuros docentes com vistas à inserção das tecnologias de informação e comunicação na Educação; dentro de uma perspectiva de revalorizar e ressignificar a atividade docente; considerando o papel do professor como presença imprescindível no processo de ensino e de aprendizagem

Esse material encontra-se em domínio público no site do Dominio Público e na Biblioteca da PUC de Campinas para uso de todos.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=106810

Nenhum comentário: