9 de out. de 2008

Livro Quando eu voltar a ser criança de Janusz Korczak

Olá Amigos

Hoje visitando e lendo os sites e blogs que gosto, me deparei com um texto no site A Casa de Rubens Alves sobre o educador Janusz Korczak, que se tornou um símbolo pelo seu amor às crianças. O texto, que está abaixo desta postagem, foi escrito por Rafael F. Scharf - Vice-Presidente da Associação Internacional Janusz Korczak da Inglaterra e traduzido por Manoel Moraes.

Diretor de um orfanato em Varsóvia, foi morto pelos nazistas com suas crianças numa câmara de gás. Ele nunca abandonou suas "crianças" e morreu por elas mas deixou um legado maravilhoso com o Livro "Quando eu voltar a ser criança".

O livro que eu tenho foi a minha mãe quem me deu, na época do nascimento de minha filha para que eu nunca me esquecesse de como era ser criança num mundo adulto. Este livro estou guardando para dar de presente para ela quando ela tiver os seus filhos.

Há algumas coisas bem legais no livro, mas uma das melhores é que quando o autor termina o livro, contando que ele não tinha mais pais, não tinha se casado portanto não tinha filhos e era um simples professor.

Sentado em sua escrivaninha corrigindo provas ele se depara com uma prova escrito “meza”, ao invés de “s”, onde ele se conscientiza de que não importa nada disso. Risca o “z” coloca “S”, risca de novo “s” e coloca “Z”, e diz:

-É uma pena. Mas não quero voltar atrás.

Recomendo a leitura a todos educadores e principalmente pais.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: