Hoje fiquei sabendo da existência da Casa da Descoberta, projeto do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense - UFF. Criada em 1999, a Casa da Descoberta é o Centro de Divulgação de Ciência da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Este projeto é especialmente destinado à socialização do conhecimento científico e tem como objetivo principal tornar público como é possível aprender ciência de forma ativa e divertida, fora de uma sala de aula, por meio do contato direto com experimentos lúdicos, relacionados aos fenômenos comuns à vida diária.
Todas as atividades desenvolvidas pela Casa da Descoberta são gratuitas. As visitas são guiadas por monitores (alunos da UFF e do segundo grau de escolas públicas) especialmente treinados para guiar os visitantes pelos diversos equipamentos, sem utilizar jargões científicos. A casa recebe público de qualquer idade e escolaridade, desde crianças do pré-escolar até alunos da própria UFF.
Os Centros de Divulgação de Ciência são uma necessidade no mundo atual, já que novas teorias científicas e os avanços tecnológicos decorrentes das mesmas são introduzidos rapidamente para toda a população pela mídia. como clonagem, alimentos transgênicos, supercondutividade, poluição ambiental e utilização da energia solar. A Casa da Descoberta visa também despertar vocações na área científica entre os jovens visitantes.
Com uma área de 250 m2, a Casa da Descoberta funciona no Bairro da Boa Viagem (Niterói), no segundo andar do prédio do Instituto de Física. As instalações são em local agradável e de fácil acesso, possuindo estacionamento para carros e ônibus escolares. Para palestras, seminários e mostras de vídeos científicos, utiliza-se o Anfiteatro do Instituto de Geociências, que fica ao lado do Instituto de Física. Com capacidade para 150 lugares, o anfiteatro tem tratamento acústico e refrigeração central.
São mais de trinta experimentos interativos na Casa da Descoberta da UFF disponiveis para os visitantes interagirem e serem orientados por monitores e professores. Os experimentos de maior sucesso junto ao público visitante são:
- Gerador de Van de Graaff - aparelho capaz de produzir grandes diferenças de potencial elétrico, ao tocar em sua casca esférica metálica é possível sentir o eriçar dos cabelos.
- Biombos de Espelhos - conjunto de espelhos planos que podem ser articulados de modo a produzirem diferentes efeitos causados pelas múltiplas imagens por eles formadas.
- Bolha de Sabão Gigante - uma estrutura de metal, com cerca de 2 (dois) metros de altura, produz uma bolha de sabão, que envolve o visitante.
- Equilíbrio Dinâmico - neste experimento mostramos de forma simplificada como os corpos flutuam no ar. Através de um jato é possível equilibrar uma bola leve e até mesmo deslocá-la no ar, fazendo-a cair num cesto alvo.
- Gerador de Energia Elétrica - pedalando uma bicicleta é possível acender várias lâmpadas.
Casa da Descoberta tem a coordenação da Profª Drª Daisy Maria Luz e funciona diariamente pela manhã (de 9 às 12 horas) e à tarde (das 14 às17 horas) e nas sextas-feiras somente pela manhã. A visitas em grupos devem ser agendadas.
O contato com a Casa da Descoberta deve ser feitos pelos tel: (21) 2620-6735 Ramal 209 e (21) 2629-5809, sempre de 9h às 17h.
A Casa da Descoberta fica no Anfiteatro do Instituto de Geociências, localizado na Avenida Litorânea, s/nº - Boa Viagem - Niterói - RJ.
Para mais informações: descubra@if.uff.br. Abaixo um vídeo mostrando o que rola por nesse lugar fantástico postado no YouTube e outro institucional que você pode assistir aqui neste link.
Abraços
Equipe NTE Itaperuna
Um comentário:
Nosso colega já postou lá no grupo dobre a Casa. Vou tentar marcar para levarmos as crianças, mas parece que não funciona direto. Vou enviar um e-mail pedindo informações. Valeu pela dica!
O Fogão tá indo...vamos empurrando esse time!!!
Postar um comentário