5 de set. de 2008

O Deus Google

Olá Amigos

Hoje dando seqüencia ao debate iniciado ontem sobre a influência e domínio do Google no setor de pesquisas e de serviços WEB, venho recomendar a leitura do artigo postado hoje no Letra Viva do Roig intitulado "A "googlarização da realidade" e a "síndrome do copiar e colar"".

Todos questionamentos se iniciaram nas postagem "Imagine passar um dia sem o Google" e na postagem "Os perigos do Google como único filtro da realidade" , alias um excelente artigo do Sílvio Mieli que é jornalista e professor da faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC - SP, onde ele levanta a preocupação com o Google como única forma absoluta de verdade.

A relação entre a Wikipédia e o Google pode ser preocupante, no artigo do
Letra Viva do Roig tem uma passagem onde o autor cita que "- Primeiro, sempre buscar mais de uma opinião sobre um assunto, de preferência, no mínimo duas ou três opiniões, pois assim como erros médicos acontecem, a informação deve ser sempre checada, filtrada e confirmada, antes de publicar-se algo no mundo virtual ou tradicional;" e não usa-la como única fonte de referencia.

Citei ao José Roig um experiencia que fiz com alunos de 11 a 13 anos onde coloquei a seguinte pergunta:

- Se uma informação não aparece ou é encontrada no Google o que acontece? A grande maioria respondeu, pasmem, que se não está ali no Google, essa coisa ou informação não deve existir!

Fiquei muito preocupado com isso e por esse motivo abro o debate aos visitante do Caldeirão de Idéias a colocarem aqui suas considerações e opiniões.

O Deus Google cresceu e hoje tem a sua própria religião. Algumas bandas alternativas nascem pelos myspaces, jornalistas e pessoas famosas têm seus blogs, o jornalismo 24 horas corre com as notícias a todo minuto... e nós, meros mortais dependentes de remédio pra dormir e Velox, percebemos o quanto nossas vidas estão inteiramente ligadas a todos esses avanços e a um simples conectar de fios.

Por isso tudo, Viva a diversidade da internet e suas opções de escolha, Viva o software livre !!!

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Obs.: O nome da postagem é uma referência ao artigo do José Roig e de um personagem seu.

Nenhum comentário: